Neste tutorial, abordaremos o processo de criação de serviços, histórias de usuário, tarefas e bugs no Jira. Estas tarefas são elementos importantes para a visibilidade das entregas do time e acompanhamento junto ao cliente. No decorrer do texto, discutiremos as boas práticas de descrição desses itens, além de explorarmos a possibilidade de criação de subtarefas tanto no Jira quanto no GitLab, para uma gestão mais eficiente. Por fim, este guia fornecerá diretrizes úteis para a criação e descrição adequada de demandas, garantindo uma comunicação clara e um gerenciamento eficaz do projeto.
Criação de um Serviço
Ao entrar em algum projeto do Jira, um botão de criação no centro superior da tela estará disponível, nele podemos fazer as criações de “Epic, Story, Task e Bug”. Vide Figura 1.
Figura 1: Tela de criação de demandas, com botão em azul no centro superior.
Ao clicar no botão a seguinte tela (Figura 2) irá aparecer:
Figura 2: Tela de criação de demandas, com os campos para preenchimento..
Na tela mostrada pela Figura 2 é obrigatório: (i) escolher o projeto onde o serviço será criado (TerraLab); (ii) definir o tipo de demanda, no caso uma Epic (iii) definir o nome do serviço que deverá iniciar com as palavras “Serviço de” e também adicionar uma descrição básica que deverá, no mínimo, responder às seguintes perguntas:
O QUE?
PRA QUE?
COMO?
QUANDO? será realizado.
Outras informações como, por exemplo, qual problema o serviço resolve, benefícios que o cliente terá com a entrega, artefatos de acompanhamento do mesmo e/ou um texto descritivo complementar também poderão estar inseridos no Epic. Além disso, a tag do time no campo Labels deve ser adicionada.
NOTA: No tipo de item Epic, os campos Story Points, Sprint e Responsável devem permanecer nulos. O serviço representa uma linha do tempo e é responsabilidade do time todo e não vai especificamente para uma determinada sprint.
Criação de História, Tarefa e Bug
No mesmo botão mostrado na Figura 1 é possível criar os tipos de item “Story, Task e Bug”. Existe uma outra maneira de realizar as criações diretamente no Epic já criado acionando o campo “Add a Child Issue” (ver Figura 3).
Figura 03: Opção para adicionar Story, Task e Bugs como demandas filhas da Epic.
Independente da forma de criação escolhida, as demandas deverão seguir o mesmo modelo de descrição de uma história de usuário comum conforme o seguinte template:
Descritivo:
EU COMO <Persona>
GOSTARIA DE <Ação>
PARA <Objetivo>
Critério de Aceitação:
DADO QUE: <Cenário específico>
ENTÃO: <Ocorrência>
Da mesma maneira que no Epic outras informações adicionais são sempre bem vindas. Feito isso, a Story, Task ou Bug irá aparecer no Backlog do projeto que foi escolhido (TerraLab) e deverá ser “refinada” acrescentando a sigla do time no campo “Labels”, nível de complexidade através do “Story Points”, serviço pai com o Epic Link e quando a demanda será executada marcando a “Sprint”, por fim a prioridade e a responsabilidade pela demanda completam o refinamento. A Figura 4 mostra esses campos.
Figura 4: Tela de detalhes das demandas do tipo, Story, Task e Bug. Labels, Story Points, Epic Link, Sprint, Priority e Responsável são os campos que completam o refinamento.
Nota: O tipo de item “Bug” tem o campo descritivo de “Enviroment”, neste campo deverá ser descrito o cenário de teste que gera o bug.
Criação de Subtask
O time pode optar por duas maneiras de fazer a gestão das subtasks, diretamente pelo Jira acionando o botão de “Create subtask” (Figure 5a) ou adicionando os links de cada atividade no GitLab abrindo o campo “Link issue” e escolhendo o ícone “Add web link” (Figura 5b), as Subtasks e Web Links aparecerão conforme Figura 5c e 5d respectivamente.
Figura 5: a) Criação de subtask no Jira; b) Web link da demanda no GitLab; c) Visualização da Subtask; d) Visualização dos Web links
Status das demandas
No Jira é possível configurar os status que se encontra algum item de trabalho. No TerraLab utilizamos:
- BACKLOG: Demanda criada mas precisa ser preenchida/refinada;
- SELECTED FOR DEVELOPMENT: Demanda está a espera para ser executada;
- IN PROGRESS: O time está atuando na demanda;
- VALIDATION: A demanda foi finalizada e aguarda validação;
- DONE: Demanda executada com sucesso
NOTA: As subtasks passam somente pelo Backlog, In progress e Done.
Conclusão
O Jira é uma ferramenta de gestão de projetos usada para rastrear e gerenciar o fluxo de trabalho de equipes de desenvolvimento de software. Com recursos abrangentes, como demandas personalizáveis, atribuição de responsabilidades e relatórios, o Jira facilita a colaboração e mantém todos atualizados sobre o progresso do projeto. É altamente configurável e personalizável, adaptando-se às necessidades específicas das equipes. É reconhecido como uma solução robusta para aumentar a produtividade e entregar projetos de alta qualidade de forma eficiente.
O GitLab é uma plataforma de desenvolvimento de software baseada no Git que oferece recursos abrangentes, como controle de versão, gerenciamento de projetos, integração contínua e implantação automatizada. Com ele, as equipes podem colaborar, controlar o código-fonte e entregar aplicativos de forma eficiente.
Atualmente o TerraLab usa essas ferramentas para o gerenciamento de projetos e processos. Caso queira mais informações de como o gerenciamento é feito no dia a dia entre em contato conosco.
Artigo escrito por Pedro Saint Clair Garcia, Nicollas Cesar Alcantara e Rodrigo Cesar Pedrosa Silva
Referências
Move fast, stay aligned, and build better – together. Atlassian. 2023. Disponível em: https://www.atlassian.com/software/jira. acesso em junho de 2023.
About GitLab. GitLab. 2023. Disponível em: https://about.gitlab.com/ acesso em junho de 2023.
Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide).
BECK, K. S. K. S. J. E. A.; Manifesto for agile software development. Disponível em: https://agilemanifesto.org/ acesso em abril de 2009.