Esta é uma sequência de artigos que tem como objetivo mostrar a evolução dos integrantes do TerraLAB ao longo de cada mês. No artigo anterior mostramos parte do desenvolvimento dos dois projetos que estão em andamento no TerraLAB envolvendo as nossas equipes de UX, Engenharia, Análise de Dados, Infraestrutura, Gestão de Projetos e Marketing, são eles: o Serviço de Geocodificação em Massa (SGM) e o BatCaverna.
- Sistema de Geolocalização em Massa (SGM): O SIG tem como objetivo auxiliar qualquer usuário no planejamento de ações que envolvam dados sócio geográficos de qualquer área mapeada. Decorrente disso, a aplicação apresenta funcionalidades de cálculo de rotas com tempo estimado, distância entre pontos e gasto com combustível da rota selecionada. Aliado a isso, o sistema também apresenta a projeção de dados socioeconômicos como: população, saúde, trabalho e rendimento. Por fim, oprojeto SIG também é capaz de gerar isócronas de áreas com raios de até 120 km.
- BatCaverna: O aplicativo tem como objetivo fazer a coleta detalhada do patrimônio espeleológico do estado de Minas Gerais e busca contribuir para o incremento do banco de dados das cavernas presentes. A principal ferramenta será a de cadastro de pontos de controle ou de feições com as suas respectivas descrições e imagens associadas. Aliado a esse cadastro de pontos, o aplicativo irá coletar os caminhos feitos pelo o usuário e, durante esse caminho, ele terá a liberdade de criar quantos pontos forem necessários. Outra funcionalidade importante, que está atribuída a esse aplicativo, é a de visualizar os caminhamentos, tanto de uma forma individual, clicando sobre o caminho realizado, quanto de forma geral que será exibida em seu menu principal. O sistema também contará com um gerador de relatórios baseado nos pontos e fotografias tiradas em campo.
Na última semana do mês de Julho, ocorreu a validação mensal do trabalho realizado pelas equipes do TerraLAB e iremos, aqui, apresentar os pacotes de entregas realizados pelos times no mês que terminou.
Gerência Técnica:
As entregas da gerência técnica referentes ao mês de julho foram:
- O time de frontend da inteligência geográfica trabalhou no serviço de camadas de dados e de áreas de influência.
- Para o serviço de camadas, realizou a visualização de imagens matriciais como background e a personalização de legendas das camadas.
- Para o serviço de áreas de influência, foi feita a delimitação dos limites das áreas de influência.
- O time de frontend entregou totalmente o que foi proposto na Sprint.
- O time de backend ficou responsável por dois serviços, o de controle das camadas de mapas, responsável pela personalização da camada e o de administração, responsável pelas configurações gerais do projeto.
- No serviço referente ao controle das camadas de mapas, foi realizada a personalização por banda múltipla e a funcionalidade para retornar informações sobre as camadas.
- Ademais, foi acrescentada a funcionalidade de ativar e desativar a visualização da camada e a funcionalidade de salvar e deletar os projetos no banco de dados.
- No serviço de administração, foi obtido o certificado de Secure Sockets Layer (SSL), o que permite camadas de sockets seguras e a possibilidade de adicionar uma camada de segurança https.
- Para o time de backend, a porcentagem de entrega da Sprint foi parcialmente completa, totalizando 70% da Sprint.
- Seguindo, o time de Geocodificação em Massa (Crawler), trabalhou em dois serviços, o de manutenção e o de pesquisa e desenvolvimento.
- No serviço de manutenção foi realizada a funcionalidade de ativar, desativar e excluir chave e a de verificação de falhas e a política de backup.
- Em pesquisa e desenvolvimento, foi feito o levantamento de possíveis casos que podem aumentar a taxa de geocodificação. O time de Geocodificação em Massa teve sua Sprint também parcialmente completa, totalizando 70% da Sprint total.
Infraestrutura:
No mês de julho, a equipe de Infraestrutura do Terralab ficou responsável por executar alterações no CI/CD e Terraform que permitam transferir toda a infraestrutura da AWS para o Google Cloud. Para propor um ambiente automatizado na plataforma de cloud, essas alterações são necessárias. Nesse sentido, a equipe manteve atenção no CI/CD do Crawler, Serviço de dados geográficos, 4x Dashboards, Segurança da mulher e Front IG. Os Terraforms foram feitos para o Crawler, Serviço de dados geográficos, 4x Dashboards, Serviço de geocodificação, Segurança da mulher e Front IG.
Na parte de automatização foi feito um estudo sobre o API Gateway, no intuito de limitar os acessos dos usuários. Além disso, o Ansible para o serviço de dados geográficos e um script de rotina para backup do banco de dados do Terralab. Além disso, foram feitas reuniões com outras equipes e dado o início no banco de dados a partir de arquivos json, fornecidos pela equipe de D&A.
D&A:
No mês de julho, a equipe de D&A se concentrou na criação do alimentador do Crawler. No mês em questão, o alimentador é projetado para recolher dados de um banco de dados e inseri-los no Crawler. Com isso, foi realizado o processo de automatização do banco, porém ainda está em execução devido ao grande volume de dados.
Para gerar insights a partir dos dados já processados, foram realizadas análises com apresentações e discussões paralelas, no intuito de melhorar a base de dados de verdade terrestre. Para isso estão sendo feitas apresentações em relação ao tempo e espaço, e por API.
UX:
A equipe de UX apresentou na entrega do mês de Julho a implementação de novas funcionalidades nas Ferramentas Geográficas e nas Informações Sociodemográficas. Primeiramente, referente às ferramentas geográficas foi implementado um novo mecanismo de desenho poligonal no mapa com objetivo de demarcar a área que será realizada a coleta de dados. Paralelamente, na área de Informações Sociodemográficas foi adicionada a opção de coleta de dados de população, trabalho e rendimento, educação, escolaridade, saúde, território e ambiente de determinada área selecionada, sendo possível também a representação gráfica dessas informações.
Marketing:
O time de Marketing, no mês de Julho, realizou a publicação de apenas um artigo, que foi o artigo de resultados referentes ao mês de Abril, o qual estava atrasado. Ademais, foram feitas postagens das publicações nas redes sociais, as quais são: Linkedln, Instagram e Twitter. Em relação às métricas de cada rede social, o alcance do Instagram foi 275% melhor que ao mês anterior e o engajamento foi 819% melhor, foram totalizadas nove publicações feitas pela equipe de Marketing nesta rede social. O blog teve um desempenho pior em relação aos meses anteriores, o que se deve a falta de novos artigos. O Twitter teve um crescimento de 889,7% no número de impressões de “Tweets” e um aumento de 4040% no número de visitas ao perfil. Por fim, o Linkedln também apresentou um crescimento, os quais foram, 189% em visualizações da página, 171% em visitantes únicos, 1520% em reações e 217,4% em novos seguidores. O time de Marketing também teve a estrutura do time modificada, na qual ocorreu um realocamento de tarefas para seus membros. Por último, o time de Marketing foi responsável pela criação de três novas ferramentas, foi realizada a documentação de funcionalidade de cada rede social, a de uso do wordpress e do google analytics e, finalmente, a produção de material para iniciar as atividades no Tiktok e “Reels” do Instagram.
Batcaverna:
A equipe do Batcaverna, no mês de Julho, finalizou o serviço Caminhamentos. Na conclusão dessa tarefa, foram implementadas as funcionalidades de exibir card com informações básicas do caminhamento selecionado, e exibir card com detalhamento, contendo as informações do card anterior e outras mais detalhadas. Além disso, foi adicionado ao serviço de caminhamentos a funcionalidade de deletar caminhamento. Por último, a adição da tela de caminhamentos que mostra um resumo geral de todos os caminhamentos adicionados.
Nós estamos há mais de doze meses trabalhando nos projetos aqui citados. Utilizamos o primeiro mês para planejamento e esta é, portanto, nossa nona entrega. Caso você represente uma empresa ou seja um/uma profissional experiente, gostaríamos do seu feedback para que possamos melhorar continuamente o nosso trabalho.
O TerraLAB é um celeiro de talentos que prepara estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo vivência em projetos reais e experiência nos mais modernos processos e ferramentas de desenvolvimento de software. Estamos de braços abertos para novas parcerias e sugestões, então deixe um comentário, visite o nosso site, envie-nos um e-mail e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no lab!