A Google Cloud Platform (GCP) é uma plataforma de serviços de computação em nuvem fornecida pela Google, que oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas para atender às necessidades de indivíduos e empresas. Um dos recursos fundamentais da GCP é a criação de instâncias, que são máquinas virtuais provisionadas na nuvem. Essas instâncias permitem aos usuários implantar e executar aplicativos, serviços ou tarefas específicas de forma ágil e escalável, sem a preocupação de gerenciar infraestrutura física. Sendo o objetivo deste artigo o tutorial para a criação e configuração de um instância GCP
Console Inicial GCloud:
Primeiramente o usuário deve criar sua conta ou logar com uma conta de e-mail google já existente ao Google Cloud Platform e após o login e o cadastro da conta de faturamento(será necessário informações como endereço, cpf e cartão de crédito) GCP teremos acesso ao Console Inicial tendo um total de $300(trezentos dólares) gratuitos para testar durante 3 meses(verifique durante a criação da conta se apareceu o período de teste gratuito).
A GCP divide os seus ambientes de trabalho em projetos, e por padrão recebemos o “My First Project”. É dentro de cada projeto que podemos criar e configurar instâncias para computação em nuvem.
Observando a interface inicial, podemos perceber que ela é bem intuitiva. Então para criarmos uma instância primeiramente vamos clicar em “Criar uma VM(Virtual Machine)” e será encaminhado para a seguinte página:
Nessa página, inicialmente podemos adicionar o nome da instância e a região do mundo e a zona onde ela estará localizada. É bom se atentar a algumas informações que não podem ser alteradas, como a zona da instância.
Na segunda etapa deveremos selecionar as especificações das instâncias a partir dos modelos que a própria GCP fornece de acordo com o objetivo da sua máquina ou configurar manualmente cada valor de hardware, o sistema operacional que será utilizado, as opções de conta de acesso e a configuração básica de rede.
Em configurações da máquina temos as opções de Séries de máquina e podemos escolher de acordo com o objetivo e requisitos da sua atividade.
Nessa aba podemos selecionar as configurações de hardware da intância de duas maneiras, por predefinição, onde encontramos modelos padrão das instâncias Google, ou personalizado, onde escolhemos manualmente a quantidade de processadores e memória RAM da instância
Por predefinição:
- basta clicar na lista suspensa e selecionar a quantidade de hardware desejada (consulte se o saldo do período gratuito está disponível)
Personalizado:
- Para a configuração de hardware personalizada devemos mover o ponto azul para a quantidade desejada ou digitar o valor nas caixas à direita da barra de rolagem.
Mais abaixo nesta mesma aba encontraremos o menu de Disco de inicialização, lá poderemos alterar o tamanho do disco e escolher o sistema operacional que será instalado na instância. Para isso precisamos clicar em mudar.
Na lateral da tela será aberto o menu de configuração do Disco de inicialização, na primeira parte poderemos escolher a distribuição e a versão do sistema operacional nas lista suspensas e na parte inferior poderemos escolher o tamanho do disco (ressaltando que o tamanho do disco também influencia no custo mensal da instância). Após a configuração basta clicar em Selecionar.
No canto superior direito da tela podemos observar o custo mensal da sua instância e a partir do momento que for concluído o processo de criação você poderá estar sujeito a cobranças, então sempre confira o saldo e prazo do seu período gratuito.
Por último, basta deixar as as configurações de firewall pré- definidas caso você deseja fazer algum acesso externo, e em seguida clicar em criar.
Após a criação da instância , ela estará disponível no painel ‘compute engine’, e para acessá-la temos a opção no canto direito do painel (ssh) de acessar via navegador (opção lenta de acesso), basta clicar na seta para baixo ao lado de ssh e selecionar a primeira opção.
Ou pode-se acessar o menu instância clicando no nome dela:
Clicar no botão editar na parte superior da página e rolar o scroll do mouse até a parte de Segurança de acesso:
Clique em adicionar item e lá cadastrar sua chave pública ssh e depois em salvar e usar seu cliente ssh para acessar a instância:
Prontinho, a instância será criada.
Autor: Vinícius Gonçalves dos Santos