Tutorial iOS – Acelerômetro
Hoje iremos aprender a obter os valores fornecidos pelo acelerômetro. Ele é usado para detectar as diferenças na posição do dispositivo em três direções x, y e z. A partir desses valores descobrimos a posição do dispositivo em relação ao chão e para isso devemos usar um iPhone(não funciona no simulador). Para isso siga os seguintes passos:
1- Crie uma Single View Based Application:
2 – Crie as Labels para as direções x, y e z no seu ViewController.h:
[sourcecode language=”java”]
#import <UIKit/UIKit.h>
@interface ViewController : UIViewController<UIAccelerometerDelegate>
{
IBOutlet UILabel *xlabel;
IBOutlet UILabel *ylabel;
IBOutlet UILabel *zlabel;
}
@end
[/sourcecode]
3 – Faça as seguintes alterações no ViewController.m:
[sourcecode language=”java”]
#import "ViewController.h"
@interface ViewController ()
@end
@implementation ViewController
– (void)viewDidLoad {
[super viewDidLoad];
[[UIAccelerometer sharedAccelerometer]setDelegate:self];
// Do any additional setup after loading the view, typically from a nib.
}
– (void)didReceiveMemoryWarning {
[super didReceiveMemoryWarning];
// Dispose of any resources that can be recreated.
}
– (void)accelerometer:(UIAccelerometer *)accelerometer didAccelerate:
(UIAcceleration *)acceleration{
[xlabel setText:[NSString stringWithFormat:@"%f",acceleration.x]];
[ylabel setText:[NSString stringWithFormat:@"%f",acceleration.y]];
[zlabel setText:[NSString stringWithFormat:@"%f",acceleration.z]];
}
@end
[/sourcecode]
3- Crie as labels em seu Main.storyboard e associe às labels criando no ViewController.h:
4- Pronto! Ao executar você terá o seguinte resultado: