Head Mounted Display Para Realidade Aumentada

On 16 de maio de 2016 by Thiago D'Angelo
Figura 1: Alguns Exemplos de Head Mounted Displays (HMDs).

Figura 1: Alguns Exemplos de Head Mounted Displays (HMDs).

 

Tecnologias de Head Mounted Display Para Realidade Aumentada

Nesta série de posts, foi apresentada uma abordagem teórica a respeito de um tipo de tecnologia wearable, utilizada em sistemas Realidade Aumentada, conhecida como Head Mounted Display (HMD). Essa abordagem foi realizada com foco no histórico, nas aplicações, nos aspectos construtivos e nas características dos Head Mounted Displays de Realidade Aumentada. A visão aqui apresentada é baseada no capítulo 4 “Head-Mounted Display Technologies for Augmented Reality” presente no livro “Fundamentals of Wearable Computing and Augmented Reality” [1].

Na PARTE 1, destacamos o histórico dos HMDs, assim como, algumas aplicações que utilizam essa tecnologia wearable para prover Realidade Aumentada.

 

Figura 4: O Reflex HMD, desenvolvido pela Gifu University (Japão), utiliza um sensor giroscópio para detectar e corrigir problemas relacionados à latência do sistema [1].

Figura 4: O Reflex HMD, desenvolvido pela Gifu University (Japão), utiliza um sensor giroscópio para detectar e corrigir problemas relacionados à latência do sistema [1].

Nas PARTES 2 e 3, destacamos os principais aspectos construtivos de diferentes tipos de HMDs. A influência do Tipo de Visualização, da Ocularidade e do Eye-Relief no desenvolvimento de Head Mounted Displays para Realidade Aumentada foi tratada na PARTE 2.

Figura 6: Optinvent Ora – HMD com visualização por sistema ótico – não bloqueia o campo de visão periférica, possui uma aparência semelhante aos óculos comuns e uma estrutura compacta [9].

Figura 6: Optinvent Ora – HMD com visualização por sistema ótico – não bloqueia o campo de visão periférica, possui uma aparência semelhante aos óculos comuns e uma estrutura compacta [9].

Os projetos óticos mais utilizados no desenvolvimento de HMDs para Realidade Aumentada e para Realidade Virtual foram abordados na PARTE 3.

 

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Nas PARTES 4, 5 e 6, destacamos as principais características desses dispositivos wearable e como elas se relacionam com os aspectos construtivos. A resolução, o campo de visão e a oclusão foram abordados pela PARTE 4.

Figura 5: O SIMVIZ, que foi construído utilizando um Oculus Rift e uma Playstation 4 Eye Camera [4].

Figura 5: O SIMVIZ, que foi construído utilizando um Oculus Rift e uma Playstation 4 Eye Camera [4].

A profundidade de campo, a latência e a paralaxe foram tratadas na PARTE 5.

Figura 3: (a) VRD desenvolvido pela Avegant [2]; (b) Protótipo do Display Pinlight desenvolvido pela UNC em parceria com a NVIDIA [3].

Figura 3: (a) VRD desenvolvido pela Avegant [2]; (b) Protótipo do Display Pinlight desenvolvido pela UNC em parceria com a NVIDIA [3].

Por fim, na PARTE 6, foram apresentados os conceitos de distorções e aberrações óticas, consistência pictórica, multimodalidade,  percepção de contexto, assim como, alguns aspectos que devem ser considerados para melhorar a experiência do usuário em Head Mounted Displays de Realidade Aumentada.

 

Figura 1: (a) Tipos de Distorção Ótica [2]; (b) Exemplo de Distorção Ótica [4].

Figura 1: (a) Tipos de Distorção Ótica [2]; (b) Exemplo de Distorção Ótica [4].

 

Referências

[1]       KIYOKAWA, Kiyoshi. Head-Mounted DisplayTechnologies for Augmented Reality, In: BARFIELD, Woodrow. Fundamentals of Wearable Computing and Augmented Reality. Boca Raton, FL: CRC Press, 2015. p.59-84.

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Tecnologias de Head Mounted Display Para Realidade Aumentada
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Tecnologias de Head Mounted Display Para Realidade Aumentada
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Uma abordagem teórica a respeito de um tipo de tecnologia wearable, o Head Mounted Display (HMD)
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