A realidade aumentada – (AR) – transforma volumes de dados e analises em imagens ou animações. Estas podem ser sobrepostas sobre o mundo real.
Hoje, a maior parte das aplicações do AR são distribuídas em dispositivos moveis, como celulares e tablets. Contudo tem crescido sua adoção através dos wearables, como head-mounted displays e smartglasses.
O que é realidade aumentada?
Muitas aplicações populares, como filtros de Instagram e Snapchat e jogos como Pokemon GO tem se tornado centro de atenções, contudo AR tem sido aplicado em novas vertentes como indústria e comercio.
A realidade aumentada, que é construida a partir de um conjunto de tecnologias que fazem a visualização de dados digitais sobre as o mundo real, é uma tecnologia que ainda esta em desenvolvimento e amadurecimento. Apesar disso, a realidade aumentada esta posicionada para entrar no mainstream do mercado, com previsões cada vez mais maiores de investimentos, da ordem de 60 bilhões de dolares a partir de 2020 [1].
A realidade aumentada irá afetar a maneira que topdas as industrias e corporações podem funcionar, desde universidades a empresas de ponta. Ela poderá afetar a maneira que aprendemos, que tomamos decisões e interagimos com o mundo. Possibilitará mudar a maneira que empresas atendem seus consumidores, criar e projetar produtos, treinar empregados e ate mesmo alterar a cadeia de valor de um processo produtivo.
O problema que a realidade aumentada soluciona
Enquanto o mundo físico é essencialmente tridimensional, a maior parte dos dados de um sistema estão em telas 2D e paginas. Esse espaço entre o real e o digital limita nossa habilidade de fazer o melhor uso de volumes de informações que estão disponíveis .
As soluções da realidade aumentada
A realidade aumentada soluciona esse problema através da superposição de imagens e dados sobre objetos reais. Isso é feito colocando a informação relacionada diretamente com o contexto no qual é aplicado.
O AR acelera nossa possibilidade de entendimento e ação sobre determinado contexto.
Resultados da realidade aumentada
Várias empresas pioneiras estão usando o AR para aprimorar a produtividade, qualidade e treinamento. Estes impactos aumentam drasticamente a produção, ao alterar a relação entre homens e maquinas.
Capacidade chave da Realidade Aumentada
De acordo com o artigo de [2], O AR amplia o valor de um ambiente inteligente, permitindo o usuário monitorar condições de operações em tempo real, permitindo controlar e personalizar capacidade produtivas remotamente ou otimizar de acordo com dados em tempo real. Na medida que o AR permite os usuários visualizar e acessar informações relevantes e novos dados.
O AR permite que as aplicações criem um tipo de visão de raio-x. Isso revela características internas de um processo produtivo que antes seriam difíceis de serem visualizadas.
Guia e Instrução da realidade aumentada
O AR permite que em tempo real, seja feita uma visualização passo a passo de um processo. Nisso podemos falar da produção ou operação de máquina e planejamento de estoque.
Muitos esquemáticos ou manuais em 2D podem ser facilmente substituídos por hologramas interativos 3D. Estes mostram passo a passo as etapas de interação com o ambiente.
Um exemplo de produto de realidade ampliada é o HMD da DAQRI, quer pode ser visto no video abaixo
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”9mIQPOWd-zY”]
Nos próximos posts iremos ver detalhadamente como as soluções de realidade ampliada agregam valor a cadeia produtiva de uma empresa.
Bibliografia
[1] Why Every Organization Needs an Augmented Reality Strategy – https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=53458
[2] How Smart, Connected Products Are Transforming Competition https://hbr.org/2014/11/how-smart-connected-products-are-transforming-competition
One thought on “Realidade Aumentada: Caminhos para Indústria 4.0”