Tutorial Android Studio – Construindo o seu primeiro aplicativo

On 8 de janeiro de 2016 by Thiago Urzedo

Passo a passo com Android Studio

 

Olá pessoal, tudo bem?

Este será um tutorial inicial para quem está começando a desenvolver aplicativos para Android usando o Android Studio. Irei aqui construir um simples aplicativo e dar algumas dicas básicas, porém, fundamentais para se tornar um bom desenvolvedor.

De início, você deve fazer o download do Android Studio, que será o nosso ambiente de desenvolvimento e está disponível aqui. Por padrão, quando a IDE for aberta pela primeira vez, o SDK Manager irá fazer o download das ferramentas mínimas necessárias para construção de um aplicativo, mas se você deseja fazer o download de ferramentas adicionais ou alguma versão específica do Android, vá em Tools -> Android -> AVD Manager ou clique no ícone correspondente na barra de ferramentas e selecione o que deseja baixar e depois clique em ok. O download se iniciará logo em seguida.

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SDK Manager

Agora para começar, vamos ter que criar um novo projeto, que é onde todos os códigos fonte de sua aplicação vão ficar.

Clique em File -> New -> New Project

No campo “Application Name”, digite “My First App” sem aspas e clique em Next.

Deixe Marcado a opção “Phone and Tablet” e em “Minimum SDK”, selecione a API de menor valor da lista (Fazendo isso, seu app poderá ser utilizado em mais dispositivos, porém terá menos recursos do que se fosse desenvolvido em uma API maior) e clique em Next.

Selecione “Blank Activity” e clique em Next.

No campo “Activity Name”, digite “MyActivity” e, finalmente, clique em Finish.

Com isso, você terá um aplicativo básico onde por padrao, é exibido a mensagem “Hello World” na tela inicial. Para melhor entendimento de cada pacote e arquivo contido no projeto, sugiro que você dê uma olhada nesta página.

Se você seguiu todos os passos até aqui, você deve ser capaz de executar o seu aplicativo, por meio de um dispositivo Android real ou de um emulado pelo Android Studio.

Para executar em um dispositivo real, primeiro você deve ter acesso as opções de desenvolvedor. Caso não estejam habilitadas em seu dispositivo, vá em Configuraçoes -> Sobre o telefone. Logo depois, clique sete vezes sobre “Número da versão”. Isso lhe garantirá o acesso as opções de desenvolvedor.

Com elas habilitadas, volte em Configurações, vá até Opções do desenvolvedor (Em alguns dispositivos estará escrito apenas Opções) e marque “Depuração USB”.

Depuração USB Ativada

Depuração USB Ativada

Conecte seu dispositivo ao computador por meio de um cabo USB. Volte ao Android Studio e clique em Run(ou Shift+F10) na barra de ferramentas. Na janela que abriu, selecione “Choose a running device”, selecione seu dispositivo na lista e clique em OK. O aplicativo será instalado e aberto em seu dispositivo em seguida.

Já para executar seu app em um dispositivo virtual, no Android Studio clique em AVD Manager  na barra de ferramentas. Clique em “Create Virtual Device”, selecione algum dos modelos de dispositivos na lista, como o Nexus 6 por exemplo, e clique em Next. Em seguida, selecione a versão desejada do AVD, clique em Next e depois em Finish.

Depois disso, clique em Run(ou Shift+F10) na barra de ferramentas. Na janela que abriu, marque “Launch emulator”, selecione na lista o dispositivo que você criou e clique em OK. O dispositivo criado funcionará exatamente como um dispositivo real.

Agora vamos adicionar alguns elementos ao aplicativo.

A partir do diretório “res/layout”, abra o arquivo “content_my.xml”.

Apague todo o conteúdo gerado automaticamente e adicione o seguinte código:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
   xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
   xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
   android:orientation="horizontal"
   android:layout_width="match_parent"
   android:layout_height="match_parent"
   app:layout_behavior="@string/appbar_scrolling_view_behavior"
   tools:showIn="@layout/activity_my">
    <EditText android:id="@+id/edit_message"
        android:layout_weight="1"
        android:layout_width="0dp"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:hint="@string/edit_message" />
    <Button
        android:layout_width="wrap_content"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:text="@string/button_send" />
</LinearLayout>

Agora vá ao diretório “res/values” e abra o arquivo “strings.xml”.

Dentro da tag <resources>, insira o seguinte código:

<string name="edit_message">Enter a message</string>
<string name="button_send">Send</string>

Voltando ao arquivo “content_my.xml” e mudando a visualisação de Text para Desing, você terá um preview de como ficará a tela inicial de seu app. Veja que a mensagem que exibia “Hello World” foi apagada e foi inserido no lugar um Text Field (que é um espaço onde o usuário pode inserir qualquer texto) e um botão simples. Neles são exibidos as mensagens que você definiu dentro do arquivo “strings.xml”. Se você executar o aplicativo agora, verá que apesar dos objetos inseridos ja possuírem forma, eles não tem nenhuma funcionalidade. Então, vamos agora fazer com que tenham.
No arquivo “content_my.xlm”, dentro da tag <Button>, adicione o seguinte código:

android:onClick="sendMessage"

Agora, dentro do diretório “java/com.mycompany.myfirstapp”, abra o arquivo “MyActivity.java”.

Dentro da classe “MyActivity”, insira as seguintes classes:

public final static String EXTRA_MESSAGE = "com.mycompany.myfirstapp.MESSAGE";

public void sendMessage(View view) {
    Intent intent = new Intent(this, DisplayMessageActivity.class);
    EditText editText = (EditText) findViewById(R.id.edit_message);
    String message = editText.getText().toString();
    intent.putExtra(EXTRA_MESSAGE, message);
    startActivity(intent);
}

Em seguida importe as classes:

import android.content.Intent;
import android.widget.EditText;

Ao final, seu arquivo “MyActivity.java” deverá ficar assim:

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Arquivo “MyActivity”

Agora no diretório “java”, clique com o botão direito do mouse no pacote “com.mycompany.myfirstapp” e selecione New -> Activity -> Blank Activity.

No campo “Activity Name”, digite “DisplayMessageActivity”.

No campo “Hierarchical Parent”, digite “com.mycompany.myfirstapp.MyActivity”, substituindo pelo nome adequado de seu pacote e, logo após, clique em Finish.

 

Agora vá ao diretório “res/layout” e no arquivo “content_display_message.xml”, insira a seguinte id dentro da tag <RelativeLayout>:

android:id="@+id/content

Depois disso, vá ao arquivo “DisplayMessageActivity.java” que você criou e dentro da classe “DisplayMessageActivity”, insira o seguinte código:

Intent intent = getIntent();
String message = intent.getStringExtra(MyActivity.EXTRA_MESSAGE);
TextView textView = new TextView(this);
textView.setTextSize(40);
textView.setText(message);
RelativeLayout layout = (RelativeLayout) findViewById(R.id.content);
layout.addView(textView);

Por fim, importe os seguintes pacotes:

import android.widget.RelativeLayout;
import android.widget.TextView;

Agora, se você executar o aplicativo, verá que ao digitar algo no Text Field e clicar em “Send”, sua mensagem irá aparecer na segunda atividade, que cobrirá a primeira.

Como o app ficará no final

Como o app ficará no final

Bom, é isso. Espero ter ajudado você, leitor, de alguma forma. Sugiro que você visite os links abaixo para entender melhor sobre:

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Android Studio é Muito bom
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3 Responses to “Tutorial Android Studio – Construindo o seu primeiro aplicativo”

  • Olá, muito bom o tutorial, só uma dúvida: como colocar esse FAB (Floating Action Button) de Email no canto inferior direito? Qual biblioteca utilizou? Valeu.

    • Olá Fernando, tudo bem?
      Então cara, esse FAB é gerado automaticamente pelo Android Studio quando você cria um novo projeto com uma “Blank Activity” (Pelo menos na versão 1.5 do Android Studio para linux). Por padrão, ele não tem nenhuma ação definida. O deixei ai para não fiar diferente do app final de quem for seguir o tutorial. Mas se você quiser o implementar em algum outro app, ele é definido no seguinte pacote: android.support.design.widget.FloatingActionButton;

  • Boa tarde,

    Poderia explicar melhor a partir do passo em que devo adicionar a id “android:id=”@+id/content” dentro da tag ? Até então o meu código funciona perfeitamente, mas a partir daí começam os erros. Já tentei corrigi-los diversas vezes, em nenhuma obtive sucesso.

    Agradeço desde já.

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