Android Wear 2.0: Construindo Projetos de Aplicativos para Relógios Wearables
No último texto da série de artigos sobre o Android Wear 2.0, apresentamos as principais características e novidades dessa tecnologia. Nesta sessão trataremos de algumas técnicas de projetos para desenvolvimento de aplicações baseadas nos novos padrões de design em aplicações Android Wear. Saiba como adicionar novos elementos a partir da biblioteca wearable Android, bem como projetar as melhores práticas para smartwatches no Android Wear.
Construindo Projetos com Android Wear
Da mesma forma que o Google Design fornece técnicas para apresentação em telas de todos os tamanhos como TVs grandes, computadores, tablet e celular também é sugerido a utilização destas técnicas para o as telas de relógio, mais conhecido como SmartWatch de acordo com o padrão de aplicativos Android Apps.
Por terem o caráter utilitário e apresentarem um critério de facilidade de acesso o android Wear 2.0 visa apresentar aplicações que não podem ser complexas ao ponto de precisarem de muitas entradas de dados nem o resultado da aplicação pode apresentar muitos dados. Manter o foco nas principais funcionalidades é o mais importante. Este dispositivo não será útil para imprimir documentos, editar conteúdo de websites ou coisas que precisam de uma precisão maior e/ou entrada de dados mais coerentes, não restringindo apenas à uma tela pequena e redonda de um relógio.
Programando para Android Wear
No entanto, quando se fala em programação para relógios, não se programa pensando em tela redonda. Ao contrário dos smartfones, tables e telas de notebooks que são retangulares, a maioria dos dispositivos Android Wear do mercado, são circulares. Este círculo se encaixa em um quadrado e possui uma superfície 22% menor, ou seja, telas redondas possuem uma superfície útil menor.
Design do Android Wear
As usabilidades encontradas no Google Design para utilização destes dispositivos são divididas em 3 áreas:
Telas Verticais
permitem aos usuários deslocar em uma única direção para visualizar todo o conteúdo. Existem os layouts verticais (os quais são recomendados a utilização) e os multidirecionais (que não são muito recomendados por serem confusos).
As navegações entre as diferentes aplicações ocorrem onde cada aplicação possui sua paleta guia ou aba de cores na vertical, facilitando a identificação do conteúdo e tema de forma fácil.
Cores mais escuras
são consideradas melhores para ambientes sociais além de economia de energia em telas de OLED. É necessário apenas alterar a intensidade do brilho e intensidade do cinza na cor, como na tabela seguinte;
UI Região | Valor do brilho sugerido |
1 App color | Default color |
2 Dark background | 15% |
3 Lighter background | 30% |
4 UI element | 40% |
5 Lighter UI element | 65% |
6 Accent | 100% |
Componentes e design de aplicativos padrões
estas orientações aplicam-se à visualização do desenvolvedor;
1. Título e Nome Font: Roboto Cond. Light Font size: 16sp Leading: 20sp color: #000 Alignment: center Max line: 2 Character count: 18 Padding between icon and title or name: 12dp |
A. Cor de Fundo Color: app specified |
B. Icones App icon: 46x46dp Color: #FFF |
Os Drawer do Android Wear
Navigation drawer é um painel que exibe as principais áreas de navegação do relógio Android Wear. Ele fica oculto maior parte do tempo, mas é exibido quando o usuário desliza o dedo na tela da parte superior para baixo. Apresentando outras funções disponíveis para utilização na aplicação. O Navigation drawer mostra pontos de navegação para orientar os usuários entre suas paginações, qual é a atual e quais mais disponíveis possuem.
Action drawer fornece acesso à opções adicionais do Android Wear. Ele torna-se visível apenas de acordo com a ação feita pelo utilizador, deslizando na borda inferior, de baixo para cima. Ele pode surgir para apresentar mais funcionalidades da aplicação. Neste caso ao lado, o menu Action drawer fornece mais opções do menu principal, ou seja, uma lista de opções com ícones e ações possíveis disponíveis para utilização. Dependendo da quantidade de ações disponíveis, este menu pode ser maior que o possível demonstrado em somente uma tela, podendo o usuário deslizar o dedo para selecionar a ação desejada.
Veja mais a respeito do Android Wear 2.0 em:
Referências
[1] https://www.google.com/design/spec-wear/material-design-for-wearables/introduction.html
[2] https://developer.android.com/wear/preview/api-overview.html
[3] https://www.youtube.com/watch?v=LtD7eJp2ILo

