
Esta é uma sequência de artigos que tem como objetivo mostrar a evolução dos integrantes do TerraLAB ao longo de cada mês. No artigo anterior mostramos parte do desenvolvimento dos três projetos que estão em andamento no TerraLAB envolvendo as nossas equipes de UX, Engenharia, Análise de Dados, Infraestrutura, Gestão de Projetos e Marketing, são eles: o Serviço de Geocodificação em Massa (SGM) e o BatCaverna.
- SGM: Na área de logística e de pesquisa de mercado, a geocodificação criou certas facilidades, que até então não existiam, e proporcionou uma transformação nos métodos de planejamento estratégico, organizacional e distributivo de mercadorias. Um serviço de geocodificação em massa na nuvem, deve ser desenvolvido pela grande aplicabilidade em diversas empresas de diferentes ramos, pois garante perspectiva de crescimento logístico, financeiro e tecnológico. Além disso, na grande maioria das vezes, dados sobre os sistemas sociais são vinculados a um endereço de logradouro ao invés de a uma coordenada geográfica. Este é comumente os casos dos eventos de saúde ou criminais. Consequentemente, o serviço de geocodificação é útil para a espacialização destes eventos e para o entendimento das maioria dos sistemas sociais. Com essas informações o projeto AWS SGM: Crawler de Geocodificação, busca trabalhar no problema: Como conhecer a localização de um logradouro, sem ir a campo?
- BatCaverna: O aplicativo tem como objetivo fazer a coleta detalhada do patrimônio espeleológico da área delimitada no estado de Minas Gerais e busca contribuir para o incremento do banco de dados das cavernas presentes. A principal ferramenta será a de cadastro de pontos de controle ou de feições com as suas respectivas descrições e imagens associadas. Aliado a esse cadastro de pontos, o aplicativo irá coletar os caminhos feitos pelo o usuário e, durante esse caminho, ele terá a liberdade de criar quantos pontos forem necessários. Outra funcionalidade importante que está atribuída a esse aplicativo é a de visualizar os caminhamentos, tanto de uma forma individual, clicando sobre o caminho realizado, quanto de forma geral que será exibida em seu menu principal. O sistema também contará com um gerador de relatórios baseado nos pontos e fotografias tiradas em campo.
Na última semana do mês de novembro ocorreu a validação mensal do trabalho realizado pelas equipes do TerraLAB, acompanhe nos vídeos abaixo o que foi produzido e quais são as principais ferramentas e tecnologias que estão sendo utilizadas e estudadas nesses projetos.
GESTÃO DE PROJETOS
O gerente de projetos, Emanuel Xavier, nos conta que foi iniciado o processo de documentação, de forma atualizada em relação aos processos atuais do Lab, as informações sobre a gerência de projetos, o que ajudará a orientar as próximas pessoas que vierem a ocupar este cargo. Além disso, a estrutura das reuniões foi alterada, com ajuda de nosso Consultor Agile Pedro Garcia, para aplicar melhor os métodos ágeis em nossos processos, facilitando a validação das atividades planejadas ou realizadas pela equipe.
ENGENHARIA
O nosso gerente de Engenharia de Software, Higor Duarte de Oliveira, apresenta no vídeo a seguir a implementação do módulo do npm, commitlint, nos projetos do Lab programados em Node.Js, para garantir a padronização de commits no formato convencional. Também são apresentados mais alguns experimentos realizados no Geocodificador.
DATA ANALYTICS
No vídeo deste mês, o gerente de Data Analytics, Alan Santandrea, nos conta que o chapter de Data Analytics apresentou 3 entregas. A primeira e provavelmente mais importante foi a criação da versão 0.0.1 da base de dados que alimenta o Serviço de
Geocodificação em Massa. Em segundo o fluxo de ETL que retira os dados do banco de dados da infra para análises. E terceiro, porém não menos importante, foram feitas análises de métricas para validar os dados recebidos. O time segue engajado e planejamos para o próximo mês fazer análises nos dados novos com o intuito de melhorar a base de dados do serviço. Este aprimoramento se promete constante gerando novas versões da base cada vez mais consistentes.
INFRAESTRUTURA
Agora, a equipe de Infraestrutura do TerraLAB, liderada pela gerente Ana Luiza Soares, apresenta os três serviços ofertados durante o mês de Novembro pelo time: Operacional, Serviço Transferência de Conhecimento e Serviço de Geocodificação Serverless.
Para o Serviço Operacional, aquele onde executamos as necessidades de infraestrutura de outras equipes do laboratório, não houve demandas.
No Serviço de Transferência de Conhecimento foram feitos 1 artigo e 2 vídeos para publicação no blog do TerraLAB e capacitação da equipe.
No Serviço de Geocodificação Serverless foram desenvolvidos o experimento de análise de tempo e custo do projeto MVP, o banco de dados para armazenar os endereços geocodificados e o script para limitação das requisições por segundo, dia e mês, respeitando as limitações da cada API utilizada.
USER EXPERIENCE
A seguir, o gerente de UX, João Pedro Siqueira nos mostra o que o seu time realizou, como um questionário que foi preenchido através de uma reunião com cliente, juntamente com a criação de duas Personas, além de um template de jornada de usuário. Para saber mais confira o vídeo:
MARKETING
Enfim, o gerente de marketing, Luka Menin, nos mostra os serviços prestados por sua equipe neste mês, em âmbitos Operacional – como as postagens semanais nas redes sociais do Lab, artigos escritos por membros do Lab que foram publicados, documentação de processos e pesquisas criadas e aplicadas – e Negocial – como as alterações do nosso Blog WordPress utilizando um container Docker implementado pela equipe de Infraestrutura. Para conhecer os outros serviços e entender melhor o que foi feito, veja o vídeo:
Nós estamos há sete meses trabalhando nos projetos aqui citados. Utilizamos o primeiro mês para planejamento e esta é, portanto, nossa sexta entrega. Caso você represente uma empresa ou seja um/uma profissional experiente, gostaríamos do seu feedback para que possamos melhorar continuamente o nosso trabalho.
Você sabia que este artigo foi escrito por um trainee do TerraLAB? Você sabe como a escassez de profissionais qualificados impacta as empresas de Tecnologia da Informação? Clique aqui para conhecer os desafios desta indústria e como uma parceria com o TerraLAB pode ajudar você e a sua empresa.
O TerraLAB é um celeiro de talentos que prepara estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo vivências em projetos reais e experiência nos mais modernos processos e ferramentas de desenvolvimento de software. Estamos de braços abertos para novas parcerias e sugestões, então deixe um comentário, visite o nosso site, envie-nos um e-mail e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no lab!
Artigo escrito por Luka Menin. Revisado por Prof. Rodrigo Cesar.