
Esta é uma sequência de artigos que tem como objetivo mostrar a evolução dos integrantes do TerraLAB ao longo de cada mês. No artigo anterior mostramos parte do desenvolvimento dos dois projetos que estão em andamento no TerraLAB envolvendo as nossas equipes de UX, Engenharia, Análise de Dados, Infraestrutura, Gestão de Projetos e Marketing, são eles: o Serviço de Geocodificação em Massa (SGM) e o BatCaverna.
- Sistema de Geolocalização em Mass (SGM): Na área de logística e de pesquisa de mercado, a geocodificação criou certas facilidades que, até então, não existiam e proporcionaram uma transformação nos métodos de planejamento estratégico, organizacional e distributivo de mercadorias. Um serviço de geocodificação em massa na nuvem deve ser desenvolvido pela grande aplicabilidade em diversas empresas de diferentes ramos, pois garante perspectiva de crescimento logístico, financeiro e tecnológico. Além disso, na grande maioria das vezes, dados sobre os sistemas sociais são vinculados a um endereço de logradouro ao invés de uma coordenada geográfica. Este é, por exemplo, o caso de eventos de saúde ou criminais. Consequentemente, o serviço de geocodificação é útil para a espacialização destes eventos e para o entendimento das maioria dos sistemas sociais. Com essas informações o projeto AWS SGM: Crawler de Geocodificação, busca trabalhar no problema: Como conhecer a localização de um logradouro, sem ir a campo?
- BatCaverna: O aplicativo tem como objetivo fazer a coleta detalhada do patrimônio espeleológico da área delimitada no estado de Minas Gerais e busca contribuir para o incremento do banco de dados das cavernas presentes. A principal ferramenta será a de cadastro de pontos de controle ou de feições com as suas respectivas descrições e imagens associadas. Aliado a esse cadastro de pontos, o aplicativo irá coletar os caminhos feitos pelo o usuário e, durante esse caminho, ele terá a liberdade de criar quantos pontos forem necessários. Outra funcionalidade importante, que está atribuída a esse aplicativo, é a de visualizar os caminhamentos, tanto de uma forma individual, clicando sobre o caminho realizado, quanto de forma geral que será exibida em seu menu principal. O sistema também contará com um gerador de relatórios baseado nos pontos e fotografias tiradas em campo.
Na última semana do mês de março ocorreu a validação mensal do trabalho realizado pelas equipes do TerraLAB e iremos, aqui, apresentar os pacotes de entregas realizados pelos times no mês que terminou.
Gerência Técnica
Na parte do frontend do IG foram realizados testes automatizados (que incluíram, por exemplo, a função de perfis, a seleção de rotas, etc) além de correções na estilização do app, para ficar mais próximo do protótipo, e correção de bugs. No crawler utilizado pela aplicação foram realizados testes automatizados e o escalonamento de chaves de API. Já no servidor de dados geográficos, foi finalizada a importação de camadas raster.
Infraestrutura
O time de infra do TerraLab trabalhou esse mês com atividades operacionais (auxiliando outros setores do laboratório em diversos frontes), com a separação dos ambientes de Produção e Teste (voltados ao backend e seu crawler) e trabalhou, também, na parte de automatização, envolvendo um Terraform criado pela equipe para o crawler de backend.
DATA & ANALYTICS (D&A)
Os integrantes da equipe de Data & Analytics continuam no processo de geocodificação dos dados captados pelo crawler e, nesse relatório, apresentam a porcentagem dos dados analisados. Além disso, expõe também os locais, em um mapa, desses dados.
USER EXPERIENCE (UX)
A equipe de UX ficou responsável pela componentização de elementos de tela (para maior facilidade em situações de alterações dos elementos gráficos), pelo serviço de ferramentas geográficas e, por fim, iniciaram o projeto do produto Batcaverna, realizando uma pesquisa de mercado para aumentar a assertividade na escolha de um negócio para utilização da plataforma.
Marketing
A equipe de marketing continuou seu trabalho com as redes sociais e o desenvolvimento e publicação de artigos neste mês. Além disso, realizaram as métricas das redes, mostrando especificamente como cada uma sofreu alterações e participaram de uma reunião em que ocorreu o realinhamento de tarefas para integrar ainda mais os novos participantes do time. Por fim, o time desenvolveu dois novos artefatos com o intuito de administrar de forma eficaz a organização de tarefas de cada colaborador.
Nós estamos há dez meses trabalhando nos projetos aqui citados. Utilizamos o primeiro mês para planejamento e esta é, portanto, nossa nona entrega. Caso você represente uma empresa ou seja um/uma profissional experiente, gostaríamos do seu feedback para que possamos melhorar continuamente o nosso trabalho.
Você sabia que este artigo foi escrito por um trainee do TerraLAB? Você sabe como a escassez de profissionais qualificados impacta as empresas de Tecnologia da Informação? Clique aqui para conhecer os desafios desta indústria e como uma parceria com o TerraLAB pode ajudar você e a sua empresa.
O TerraLAB é um celeiro de talentos que prepara estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo vivências em projetos reais e experiência nos mais modernos processos e ferramentas de desenvolvimento de software. Estamos de braços abertos para novas parcerias e sugestões, então deixe um comentário, visite o nosso site, envie-nos um e-mail e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no lab!
Este artigo foi escrito por Luis Felipe Fonseca Campioto e revisado por Prof. Rodrigo Silva.