
Esta é uma sequência de artigos que tem como objetivo mostrar a evolução dos integrantes do TerraLAB ao longo de cada mês. No artigo anterior mostramos parte do desenvolvimento dos dois projetos que estão em andamento no TerraLAB envolvendo as nossas equipes de UX, Engenharia, Análise de Dados, Infraestrutura, Gestão de Projetos e Marketing, são eles: o Serviço de Geocodificação em Massa (SGM) e o BatCaverna.
- Sistema de Geolocalização em Mass (SGM): Na área de logística e de pesquisa de mercado, a geocodificação criou certas facilidades que, até então, não existiam e proporcionaram uma transformação nos métodos de planejamento estratégico, organizacional e distributivo de mercadorias. Um serviço de geocodificação em massa na nuvem deve ser desenvolvido pela grande aplicabilidade em diversas empresas de diferentes ramos, pois garante perspectiva de crescimento logístico, financeiro e tecnológico. Além disso, na grande maioria das vezes, dados sobre os sistemas sociais são vinculados a um endereço de logradouro ao invés de a uma coordenada geográfica. Este é comumente os casos dos eventos de saúde ou criminais. Consequentemente, o serviço de geocodificação é útil para a espacialização destes eventos e para o entendimento das maioria dos sistemas sociais. Com essas informações o projeto AWS SGM: Crawler de Geocodificação, busca trabalhar no problema: Como conhecer a localização de um logradouro, sem ir a campo?
- BatCaverna: O aplicativo tem como objetivo fazer a coleta detalhada do patrimônio espeleológico da área delimitada no estado de Minas Gerais e busca contribuir para o incremento do banco de dados das cavernas presentes. A principal ferramenta será a de cadastro de pontos de controle ou de feições com as suas respectivas descrições e imagens associadas. Aliado a esse cadastro de pontos, o aplicativo irá coletar os caminhos feitos pelo o usuário e, durante esse caminho, ele terá a liberdade de criar quantos pontos forem necessários. Outra funcionalidade importante que está atribuída a esse aplicativo é a de visualizar os caminhamentos, tanto de uma forma individual, clicando sobre o caminho realizado, quanto de forma geral que será exibida em seu menu principal. O sistema também contará com um gerador de relatórios baseado nos pontos e fotografias tiradas em campo.
Na última semana do mês de fevereiro ocorreu a validação mensal do trabalho realizado pelas equipes do TerraLAB e, especialmente neste relatório, iremos apresentar os pacotes de entregas realizados pelos times desde novembro até fevereiro.
SIG (SISTEMA DE INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA)
No back-end, Higor Duarte apresenta o que foi alcançado pela sua equipe: foi realizado a documentação do código, dos testes e das rotas e a implementação de testes automatizados e de um modelo de multiprocessamento (responsável por possibilitar que mais de um usuário utilize o programa ao mesmo tempo). Além disso, foram feitos diversos experimentos para análise de desempenho do sistema.
No front-end, Bernrado Emery e Gabriel Niquini fazem a demonstração de toda a timeline de processos realizados pelo seu time desde julho de 2021, começando com o início conceitual e conhecimento do produto, passando pelo desenvolvimento e aprimoramento do código, até alcançar um protótipo definitivo para o produto.
Já sobre o crawler (“robô” automatizado responsável pela busca e coleta de dados na internet) desenvolvido, acompanhamos junto com o Gustavo Castro os resultados desse período. Foram realizadas pouco mais de 400 mil geocodificações em um período de 30 dias, utilizando 5 APIs e com uma taxa de falha de 2% (falhas são respostas nulas ou que apresentam erros na requisição do serviço).
BATCAVERNA
A Product Owner (PO) do Batcaverna nos apresenta nesse vídeo os resultados alcançados dentro do projeto. Foram realizados avanços nos processos de coleta de dados e validação de formulários: os dados inseridos pelos usuários nos formulários já estão sendo salvos e validados de acordo com os requisitos dos espaços preenchidos.
APP SEGURANÇA DA MULHER
No dia 8 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e, lembrando da importância dessa data no reconhecimento dos feitos das mulheres, a Ouvidoria Feminina Athenas (do Departamento de Direito da UFOP), em parceria com o laboratório TerraLab, lançou o app Segurança da Mulher. Neste aplicativo, os usuários podem registrar casos de assédio, violência ou qualquer tipo de desconforto sofridos em certos estabelecimentos e, com essas informações, é criado um nível de vulnerabilidade de cada local. Além disso, os responsáveis por esses estabelecimentos possuem a chance de responder às denúncias, promovendo uma possibilidade de retratamento por parte deles.
DATA ANALYTICS
No vídeo deste mês, o gerente de Data Analytics, Rafael Christian traz os avanços realizados pela sua equipe na base do geocodificador e nas ferramentas de análise para dados geoespaciais. Primeiramente, na base de dados, foram realizadas duas novas atualizações que englobam a padronização dos dados e a remoção daqueles dados que se encontram fora da cidade. Em seguida, somos apresentados ao novo fluxo de ETL (em ETLs, os dados são extraídos de uma base, convertidos para formatos úteis e, depois, armazenados em outro sistema) criado pela equipe com a função de validar a base de conhecimento através da checagem dos dados coletados pelo crawler (processo responsável pela busca e coleta de dados na internet). Além disso, foi desenvolvida uma biblioteca para análise de dados com todas as funções documentadas e testadas que pode, ainda, ser instalada através do PYPI (repositório de software oficial de terceiros para Python). Para finalizar, no front-end a equipe desenvolveu um código com objetivo de fornecer as funções da biblioteca de forma intuitiva para os usuários.
INFRAESTRUTURA
No vídeo, Ana Luiza Almeida e Emanuel Xavier, discorrem sobre os feitos realizados pela sua equipe durante esse período. O time de infraestrutura trabalhou com os crawlers de infra (desenvolvido por eles mesmos) e de backend, ajudou no Front GIS e no frontend D&A e auxiliou no desenvolvimento da dashboard do D&A. Além disso, somos apresentados ao modo de funcionamento do Serviço de Decodificação Serverless.
USER EXPERIENCE
O gerente de UX Vitor Hugo Fonseca nos apresenta os resultados das atividades de sua equipe. A mesma trabalha com um serviço de inteligência geográfica que atende ao setor de expansão de redes de supermercado na escolha de locações para novas lojas. Dentro desse escopo, o time passou pelas fases de planejamento através de briefings, entrevista com o cliente e a criação de personas (personagens fictícios criados para ajudar na pesquisa de público-alvo). Além disso, foram desenvolvidos critérios para aceitação de novos usuários e histórias desses usuários para facilitar o desenvolvimento da UI. Passando para o Serviço de Inteligência Geográfica, foi feita a padronização na nomenclatura dos elementos interativos do código.
MARKETING
Por fim, o gerente de marketing, Luka Menin, traz as atividades realizadas pela equipe de marketing durante o último mês. Além do relatório de todos os artigos postados no blog e as publicações realizadas nas redes sociais, são apresentados os processos e resultados percorridos pelo trainee de marketing, inscrito durante o processo seletivo que se iniciou no mês de janeiro. Por último, a equipe está no processo de aprendizado de novas técnicas e tecnologias e, pela falta de um integrante dedicado ao marketing, ainda não produziu nenhum documento sobre o assunto.
Nós estamos há dez meses trabalhando nos projetos aqui citados. Utilizamos o primeiro mês para planejamento e esta é, portanto, nossa oitava entrega. Caso você represente uma empresa ou seja um/uma profissional experiente, gostaríamos do seu feedback para que possamos melhorar continuamente o nosso trabalho.
Você sabia que este artigo foi escrito por um trainee do TerraLAB? Você sabe como a escassez de profissionais qualificados impacta as empresas de Tecnologia da Informação? Clique aqui para conhecer os desafios desta indústria e como uma parceria com o TerraLAB pode ajudar você e a sua empresa.
O TerraLAB é um celeiro de talentos que prepara estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo vivências em projetos reais e experiência nos mais modernos processos e ferramentas de desenvolvimento de software. Estamos de braços abertos para novas parcerias e sugestões, então deixe um comentário, visite o nosso site, envie-nos um e-mail e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no lab!