
Que tal trabalhar com Tecnologia da Informação?
Permanecer no mesmo setor e seguir em uma mesma carreira por muito tempo, às vezes até a aposentadoria, era algo comum e visto com bons olhos até certo tempo atrás. Porém, nos dias atuais, em que o mercado de trabalho exige dinamismo e certas áreas estão em ascensão, enquanto outras estão saturadas de profissionais, as pessoas não costumam permanecer por muito tempo na mesma atividade. Também existem as que procuram fazer a transição de carreira a fim de serem absorvidas pelo mercado.
O presente artigo traz uma breve reflexão a respeito da transição de carreira para área de Tecnologia da Informação (TI), discutindo os desafios acarretados, as motivações para a ocorrência de tal mudança e o impacto do TerraLAB para o auxílio no aprendizado e na abertura de novas oportunidades.
O que é transição de carreira?
A transição de carreira é um processo que faz parte de uma boa gestão de carreira e que se feita de maneira correta poderá render bons frutos aos envolvidos. Para isso é necessário que cada escolha faça parte de um plano com objetivos bem definidos. Porém a transição de carreira também pode acontecer de forma inesperada em algumas situações, como por exemplo:
· Quando a profissão está deixando de existir: O impacto da evolução tecnológica e a sua aplicação nas mais diversas áreas, faz com que novas profissões surjam e que profissões antigas simplesmente desapareçam ou com que o trabalho seja diferente e exija novas habilidades. Um exemplo é que com o surgimento da energia elétrica, surgiu a profissão de eletricista e a de acendedor de lamparinas deixou de existir.
· Quando há um limite de idade: Certas profissões, como por exemplo um atleta de alto nível, possuem um limite natural que as impedem de serem exercidas para toda a vida. Nesses casos é comum que o atleta se torne treinador ou empresário, no mesmo ramo.
· Estresse e saturação: A falta de tempo livre, o estresse excessivo e a cobrança permanente comum em algumas atividades podem gerar a necessidade e/ou desejo da realização de uma transição de carreira.
· Crises e demissões em massa em determinados setores: As crises podem gerar mudanças estruturais e induzir diversos profissionais a se adaptar a novos contextos e realizar novas atividades, mesmo que de forma momentânea.
Os desafios
Atualmente, a alta oferta de vagas no setor de TI, na contramão de algumas áreas da engenharia, faz com que profissionais com certa afinidade e aptidão para o setor optem por realizar a transição de carreira. Um dos desafios para o profissional prestes a optar pela transição para o setor de TI é a qualificação. Segundo o artigo Como a escassez de mão de obra qualificada afeta as empresas de TI, a falta de capacitação têm relação direta com a produtividade das empresas e também com a diminuição considerável do período de vínculo empregatício do profissional de TI.
Outro desafio, é a necessidade de tempo para adaptação. Na maioria dos casos, o profissional que opta pela transição de carreira se encontra nessa situação por conta de um acontecimento inesperado que precisa ser gerido. Além disso, deixar de exercer uma atividade na qual já se tem experiência e conhecimento para ir em busca de outras oportunidades não é algo que acontece da noite pro dia. É importante ter um bom planejamento financeiro aliado ao planejamento de carreira para que a transição ocorra de maneira saudável.
A motivação financeira
Além das motivações já supracitadas, a transição de carreira pode acontecer com por motivação puramente financeira, visto que a também já citada escassez de mão de obra qualificada faz com que um profissional dotado das habilidades e expertise requeridas pelo mercado, seja altamente valorizado, como pode-se observar realizando uma pesquisa rápida. Atualmente, profissionais de TI são concorridos pelos departamentos de recursos humanos das empresas deste setor. Este profissional também pode atuar como freelancer em modalidade pessoa jurídica.
Considerações finais
O TerraLAB, por meio de suas parcerias, com o auxílio de mentores e tutores altamente capacitados, aliados à troca de conhecimento entre os membros e outras vantagens elencadas em TerraLAB, oferece oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal em diversas das áreas do setor de Tecnologia da Informação, promovendo um ambiente vantajoso para as empresas e para os seus colaboradores.
Se você é aluno de qualquer curso da UFOP, da graduação ou pós, ou representa uma empresa, entre em contato conosco e conheça mais sobre a iniciativa, nossa equipe, nossos projetos, nossos atuais parceiros e benefícios! Para mais informações, acesse a nossa página e nossas redes sociais.
Artigo escrito por Lucas Cassimiro, Revisado por Prof. Tiago Carneiro.
3 COMENTÁRIOS
Excelente matéria!
Ficamos felizes que tenha gostado, Marcelo! Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos artigos e publicações.
Mercado promissor para profissionais de TI