
Marketing de Geolocalização : Entendendo a Segmentação geográfica, Geo-Fencing e Beacons
O termo marketing de geolocalização é muito usado , mas muitas equipes têm apenas uma vaga idéia do que isso significa.
Qualquer um pode atacar: o marketing de geolocalização provavelmente tem algo a ver com a personalização baseada em localização. Mas o que exatamente os profissionais de marketing personalizam com os dados de localização do usuário? E como coletamos esses dados em primeiro lugar?
Continue lendo para ter uma visão geral rápida do que é marketing de geolocalização e por que é importante.
O que é Marketing de Geolocalização?
De um modo geral, o marketing de geolocalização refere-se a dados sobre a localização física de uma pessoa. Os dados são geralmente fornecidos através de satélites GPS. Se você já abriu um aplicativo de mapa e ampliou o zoom para ver a precisão do pequeno ponto azul, os dados de geolocalização fornecidos pelo GPSdo.
Se o GPS do telefone estiver desligado (ou se não pu estão funcionander encontrar um sinal), os dados de localização serão triangulados das torres de celular . Este método é menos preciso, mas funciona em um aperto. Se você abriu seu mapa no subsolo ou no meio de uma viagem, provavelmente obteve seus dados de localização de uma torre de celular.
Até agora, só falamos sobre marketing de geolocalização da perspectiva do usuário – o dispositivo pinga uma torre de satélite ou celular para determinar em que parte do mundo está. Mas assim que o dispositivo obtiver essas informações, ele poderá compartilhá-las comaplicativos (como um mapa ou um banco de dados de restaurantes locais).
Como as equipes móveis podem usar o marketing de geolocalização?
Você pode segmentar usuários com base nos dados de localização de algumas maneiras diferentes. Estes são os três mais comuns:
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica é o ato de alcançar alguém com base em sua localização. Esses segmentos geralmente usam o endereço IP do visitante, em vez da localização por GPS, portanto, a segmentação por área geográfica é realmente anterior à mobilidade. Desde os primeiros dias da internet, os sites usavam o endereço IP do visitante para servir conteúdo personalizado. Um exemplo seria personalizar a moeda exibida em um site de varejo com base no país do visitante.
Naturalmente, os endereços IP não são muito precisos e é complicado para o profissional de marketing segmentar bairros específicos com base em blocos de endereços IP. É por isso que esse tipo de segmentação por área geográfica é mais comumente usado para regiões amplas, como uma cidade inteira (ou estado). Para as equipes de marketing que querem ser mais precisas, é melhor segmentar os usuários com base em uma delimitação geográfica.
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Geo-Fencing
Geo-esgrima é a resposta da era móvel para geo-targeting tradicional. Esse tipo de segmentação usa a localização GPS do dispositivo em vez de seu endereço IP, portanto, os dados são muito mais precisos. Ele também é atualizado enquanto a pessoa está em trânsito, por isso é adequado para mensagens móveis.
Uma geo-fence pode ser tão ampla quanto uma cidade, mas é mais eficaz ao segmentar regiões menores, como bairros ou ruas específicas. Essas metas são especialmente úteis para aplicativos que desejam direcionar o tráfego de pedestres para lojas físicas.
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Beacons
Os beacons são os mais estreitos dos três métodos de segmentação por local. Um beacon é um objeto físico pequeno que recebe dados de localização de dispositivos próximos via Bluetooth. Por ser baseado em Bluetooth, os beacons podem ser implantados em áreas com pouca recepção de células, como o interior de uma loja.
Os dados do Beacon informam ao aplicativo precisamente onde, na loja, os clientes estão caminhando, o que ajuda os editores a otimizar a experiência na loja. Mas a desvantagem é que o sinal do Bluetooth do usuário deve estar ligado. Além disso, os beacons são difíceis de usar fora de sua propriedade, porque eles devem estar fisicamente colocados também.
Qual é a melhor maneira de melhorar o engajamento de aplicativos com a segmentação por área geográfica?
Para equipes móveis em busca de táticas de marketing que aumentam o engajamento, a geofencing é um bom lugar para começar. A precisão dos públicos geográficos torna-os perfeitos para campanhas móveis, mas eles não exigem uma presença física para serem eficazes.
Por exemplo, um aplicativo de viagem pode querer alertar os panfletos que seu portão mudou por meio de notificação por push. Em vez de acionar a notificação com base no horário, o editor do aplicativo poderia estabelecer uma delimitação geográfica em torno de um aeroporto e acionar a mensagem com base na localização. Desta forma, eles vão entregar a mensagem com um timing perfeito.
Da mesma forma, um aplicativo que organiza restaurantes ou eventos locais pode acionar recomendações com base na vizinhança do usuário. Em vez de oferecer sugestões amplas (por exemplo, “Restaurantes Populares em sua cidade”), o geofencing possibilita sugestões pessoais e imediatamente valiosas (por exemplo, “Bem-vindo a [bairro]! Veja o que você precisa ver”).
Como posso começar com marketing de geolocalização?
A localização geográfica é intuitiva de uma perspectiva de marketing, mas pode ser difícil de implementar a partir de uma perspectiva de engenharia. A maneira mais fácil de começar é com uma plataforma de marketing para celular que ofereça suporte a campanhas baseadas em localização.
Para uma rápida olhada em como a Leanplum gerencia o marketing de geolocalização, leia nossa solução de personalização . Com as ferramentas certas, é fácil envolver seu público com mensagens baseadas em localização.
Para saber mais sobre geolocalização entre em contato com a Usemobile.