Wearables como parte integrante da Industria 4.0

On 3 de maio de 2018 by admin

Reproduzido e adaptado de  http://avozdaindustria.com.br/wearables-como-suporte-da-industria-4-0/?utm_source=facebook&utm_medium=paidsocial&utm_campaign=totvs&utm_content=wearables-como-suporte-da-industria-4-0

O portal voz da industria publicou uma relevante nota a respeito do papel dos Wearables como parte integrante da Industria 4.0. Tal avaliacao mostra a extrema relevancia dessa area para os avancos da industria. Reproduzimos aqui o texto com algumas observações e exemplos complementares ao rico conteudo apresentado pela industria.

Wearables como uma parte integrante da Industria 4.0.

 

Equipamentos como relógios, pulseiras, óculos, crachás e outros equipamentos inteligentes que virão, ajudarão a empresa a se comunicar de forma mais efetiva com seus funcionários.

Figura 6: Usuário utilizando o HMD de realidade aumentada Mira Prism. Fonte: [27]

O sensores fazem parte fundamental deste novo universo.  Identificadores de posição, temperatura, velocidade e vários outros itens de controle terao seu efeito. Irão trazer para este novo mundo altamente conectado informações que sejam usadas por toda a empresa.

Wearables facilita a execução mais precisa de tarefas

Esta convergência digital entre sistemas, máquinas, sensores e pessoas irá contar de forma expressiva com os wearables que ajudarão mais precisa de tarefas e permitirão uma maior flexibilidade da força de trabalho.

Novas tecnologias como esta poderão ajudar na inserção mais rápida de novos colaboradores, conhecimentos serão enviados de forma gradativa e quando necessária, processos, etapas, instruções de trabalho a disposição do funcionário.

A solução da empresa Daqri apresenta relevantes casos de uso

Integração do Wearable com sistemas de gestão

As informações contidas no ERP podem ser enviadas a um dispositivo vestível, como Smartglasses levando o conhecimento necessário a realização de uma tarefa.

A accenture faz um relevante estudo utilizando o Google Glass aplicado a industria de oleo e gas

Este mesmo wearable pode ler um código de barras ou um QR code. Neste ponto confirma o processo e retroalimenta o ERP com as etapas cumpridas. Wearables fazem parte do processo que permite a execução, e demais dados sejam levados ao Big Data da empresa. Neste ponto em diante indicadores e melhorias pudessem ser identificadas realizadas.

A Intel propos um novo equipamento com a mesma possibilidade

O ERP com seus cadastros e processos torna-se cada vez necessários. As informações a serem enviadas aos wearables estao cadastradas nele. Por fim, estes dados irão para o Big data. Neste ponto em diante processos corretivos e preventivos sao aplicados  pela administração.

A solução da Microsoft promete um resultado amplo para tal uso


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.