Utilizando Arduino para medir consumo de bateria de smartphones

On 2 de julho de 2012 by Antoniel Gravina

Smartphones estão a cada dia fazendo mais parte do nosso dia a dia. O seu uso cresceu rapidamente nos últimos anos, seja para uso pessoal ou para fins de negócios. Mas sempre há a preocupação quanto a autonomia da bateria, e sempre fica a questão: quanto tempo a bateria do meu smartphone dura? Apesar desses equipamentos possuírem um ícone  de status de bateria, esse valor é apenas estimado. A partir disso, o trabalho visa fazer uma medição real do consumo de bateria, sabendo qual o valor consumido nos ambientes de teste proporcionados, tais como: o valor consumido para vídeos do youtube utilizando diferentes tipos de conexões (wi-fi, 3G, 2G); o consumo para determinados aplicativos. Sabendo o valor consumido para determinados aplicativos, pode-se tentar fazer melhorias neles a fim de diminuir o seu consumo.

Para fazer essas medidas utilizamos o seguinte circuito:

Figura  – Montagem do circuito utilizando a placa arduino.

 Nesta montagem o resistor shunt é colocado no terminal negativo da bateria. Na placa arduino o GND é ligado entre o resistor shunt e o terminal negativo da bateria, a entrada analógica 0 é colocada no terminal positivo, e a entrada analógica 1 é posta entre o resistor shunt e o terminal negativo do celular.

Através dessa configuração obtém-se a tensão fornecida ao celular (entrada analógica 0) e a tensão no resistor shunt (entrada analógica 1). Como o valor da resistência shunt é conhecida e obtivemos o valor de queda de tensão nele, é possível obter a corrente do circuito através da relação:

Corrente = (Tensão no resistor shunt) / (Valor do resistor shunt)

Multiplicando o valor dessa corrente pelo valor da tensão fornecida ao celular, obtemos a potência consumida pelo celular em tempo real.

O gráfico a seguir é um exemplo de nossos primeiros testes utilizando esse circuito. O ambiente de teste foi um vídeo do youtube:

Figura  – Consumo de bateria em um vídeo do youtube.

O trabalho ainda está em andamento com o circuito sendo calibrado. Estamos diminuindo o valor do resistor shunt com o objetivo de melhorar a precisão das medidas, e assim obter um resultado o mais próximo do valor real possível. Um artigo sobre o projeto esta sendo produzido.

2 Responses to “Utilizando Arduino para medir consumo de bateria de smartphones”

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.