uGuide: Interação entre o Festival de Inverno e o público

On 8 de julho de 2014 by admin

 

http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2014/noticias.php?id=2420

UGuide

Fernanda Mafia

Com a proposta de aproximar o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 do público, o aplicativo uGuide entra em cena pelo segundo ano. Criado em 2012, a plataforma já era utilizada por alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para se localizarem no campus e, no ano passado, foi lançado no Festival para notificar o público sobre os eventos, orientar sobre pontos turísticos e acessar as notícias do site oficial. O uGuide foi desenvolvido pelo laboratório iMobilis, da UFOP, sob a supervisão do professor Ricardo Rabelo, do Departamento de Ciência da Computação (Decom), e está disponível para download gratuito para smartphones e tablets nos sistemas operacionais Android e iOS.

Em 2014, o aplicativo passou por atualizações em suas funcionalidades e há novidades para o usuário. Rabelo explica que o dispositivo móvel é a melhor interface para o usuário e a integração com as redes sociais é uma estratégia para aumentar o envolvimento do público. A proposta é que o uGuide funcione como uma agenda, na qual o usuário vai encontrar informações sobre eventos, locais e horários e, diante de qualquer mudança na programação, será notificado em tempo real. Há também a possibilidade de o público ser avisado sobre eventosque estejam acontecendo próximos da sua localização e pontos turísticos da cidade. As informações foram levantadas junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e georreferenciados no aplicativo.

INTERAÇÃO – Alinhado com astendências da comunicação móvel, como a chamada “gamificação”, ou Guide também pretende aumentar a interação entre os próprios usuários eoferecer recompensas, mesmo que virtuais, pela participação nos eventos, alémde permitir avaliações e comentários. Assim, é possível criar rankings de participação e premiar osusuários mais ativos.

Em termos de gestão, o uGuide é uma ferramenta que pode auxiliar na logística eorganização do evento. “De acordo com o feedback dos usuários, a organização pode perceber a necessidade de fazer mais uma sessão de determinado espetáculo ou mensurar dados como o número de pessoas e o padrão de movimentação delas”, explica Ricardo Rabelo. Dessa forma, o Festival pretende perceber e se adaptar às necessidades do público e aumentar a satisfação com o evento, conforme as colaborações do público por meio do aplicativo.

 

Link para as lojas:

Versão Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=imobilis.uguide.uguidefestival2014

 

Versão IOS (iPhone e iPod):

https://itunes.apple.com/us/app/uguide-festival-de-inverno/id887415548?l=pt&ls=1&mt=8

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.