Tutorial iOS – Utilizando Mapas em uma aplicação – Parte 1

On 9 de abril de 2014 by Conrado Carneiro

Para iniciar o uso da API de Mapas, devemos primeiramente adicionar a biblioteca de mapas ao projeto.

Para fazer isso é simples, basta ir nas configurações do Projeto e no item: “Linked Frameworks and Libraries” clique no + e adicione as seguintes bibliotecas:

– MapKit.framework
– CoreLocation.framework

Conforme exibido a seguir:

Adicionando bibliotecas ao projeto

Adicionando bibliotecas ao projeto

Agora vamos ao que interessa:
No arquivo da View, que no meu caso é o Main.storyboard, vamos adicionar o Mapa e liga-lo ao código no arquivo Controller, para isso basta arrastar o MapView que está disponível na Object Library conforme mostrado a baixo:

Adicionando MapView a Storyboard

Adicionando MapView a Storyboard

Com o mapa selecionado, vá na aba Attributes Inspector e marque a opção Shows User Location:

Habilitando exibir a posição do usuário

Habilitando exibir a posição do usuário

Em seguida, você deverá associar o Delegate do Mapa ao Controller, para isso basta ir na aba Connections Inspector e clique e segure no item Delegate e arraste até o item indicado na imagem a seguir:

Ligando o Delegate do Mapa ao código

Ligando o Delegate do Mapa ao código

Bom, agora precisamos ligar o Mapa ao código, para isso selecione o Assistant editor, para que possamos ter View e Controller lado a lado, para facilitar a ligação. Verifique se ViewController.h está selecionado conforme indicado na seta da imagem a baixo:

Habilitando o Assistente de Edição

Habilitando o Assistente de Edição

Segure a tecla control, clique e segure sobre o mapa e arraste até o ViewController.h, em seguida uma tela de configurações será exibida solicitando o nome do Objeto mapa que você deseja criar, no meu caso coloquei o nome myMap, verifique na imagem a baixo caso haja dúvidas.

Ligando o Mapa ao ViewController

Ligando o Mapa ao ViewController

Ligado o Mapa ao ViewController, vamos agora adicionar ao código (ViewController.h) duas bibliotecas que iremos precisar e o delegate do Mapa o código ficará assim.

[sourcecode language=”objc” wraplines=”false” collapse=”false”]

#import <UIKit/UIKit.h>
#import <MapKit/MapKit.h>
#import <CoreLocation/CoreLocation.h>

@interface ViewController : UIViewController <MKMapViewDelegate, CLLocationManagerDelegate>
@property (weak, nonatomic) IBOutlet MKMapView *myMap;

@end

[/sourcecode]

Ao compilar o projeto um mapa será exibido no simulador, porém sem apresentar a posição do usuário. Para que isso aconteça, precisamos simular essa posição e fazer isso é simples, no menu do simulador vá em Debug -> Location em seguida basta escolher uma das opções no meu caso escolhi Custom Location e coloquei as seguintes coordenadas:
Latitude: -20.396505
Longitude: -43.49985

Conforme exibido a seguir:

Habilitando o simulador de Localização

Habilitando o simulador de Localização

No próximo tutorial iremos aprimorar este código, adicionando algumas funções novas, como por exemplo a função que ao designar o aplicativo para segundo plano o GPS é desabilitado para economia de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *