Tutorial Android – Google Cardboard: Introdução e Instalações (IDE, SDK, Bibliotecas, API e Exemplo) – Parte 1

On 9 de outubro de 2015 by Isabella Isaac

cardboard

Objetivo do Tutorial do Google Cardboard

O objetivo do tutorial consiste em apresentar o Google Cardboard e como ele insere a Realidade Virtual (RV) em seu smartphone.

 

O que é Realidade Virtual (RV) ?

Recriar sensações e possibilitar interações em tempo real com a realidade. Simular acontecimentos reais através da tecnologia. Simular ambientes e universos não reais, mas que fornece créditos de universo real. Permitir que o usuário navegue e interaja em um ambiente sintético, criando uma wearable technology.

 

Algumas aplicações

  • Jogos e entretenimento;
  • Comunicação à distância e aplicações para a educação;
  • Simulação e treinamentos;
  • Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetônicos;
  • Segurança Pública;
  • Saúde;
  • Monitoramento ecológico;
  • Tratamento de transtorno do pânico e outras fobias e entre outros.

 

SDKs do Cardboard Android

O pacote de desenvolvimento de software do Cardboard para Android permite criar aplicativos que exibam cenas 3D com renderização binocular, rastrear e reagir a movimentos da cabeça e interagir com aplicativos usando entrada com ímã.

 

Exigência para compilação

  • Android Studio 1.0 ou posterior
  • Versão 19 do SDK do Android
  • Um dispositivo físico Android executando o Android 16 (Jelly Bean) ou posterior

 

Bibliotecas necessárias

  1. Acesse o repositório GitHub do SDK do Cardboard para obter jar e clique no botão de download “Raw”.
  2. De forma similar, baixe a biblioteca libprotobuf-java-2.6-nano.jar do mesmo repositório.

 

Descrição de API

Para definições completas sobre interfaces, classes e métodos da API do Google Cardboard para Android:

 

Aplicativo de amostra do Android

Para obter essa amostra, clone o repositório GitHub cardboard-java executando o seguinte comando:

 

 

Aplicativo de demonstração

O jogo “Treasure Hunt” inicia com instruções como texto 3D. O objetivo do jogo é encontrar o cubo. Encontrando e centralizando o cubo na tela, o mesmo mudará de cor, o que indica que foi encontrado. Os usuários são instruídos a puxar o ímã ou clicar ao encontrar um objeto. Para exibir objetos é utilizado o OpenGL ES 2.0 e seus recursos.

 

  • Compile
  1. Abra o Android Studio e, na página Welcome, escolha Import Non-Android Studio Project. Selecione o arquivo gradle localizado na raiz dos arquivos do exemplo de código que você acabou de baixar e clique em OK.

Isso deverá abrir um projeto chamado CardboardSample na vista do editor, que contém o aplicativo de exemplo “Treasure Hunt” descrito acima.

Conecte o telefone ao computador, clique em Run e em Run ‘CardboardSample’ para compilar e executar o aplicativo no telefone.

 

Distorção da Imagem

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setDistortionCorrectionEnable()

  • true: para habilitar a distorção
  • false: para desabilitar a distorção

 34

 

 Início de Projeto

Para obter seu próprio projeto:

  1. Obtenha todos os arquivos jar da pasta libs da amostra e copie-os para a pasta app/libs do seu projeto
  2. Certificar as dependências em app/build.gradle

 

dependencies {

compile fileTree(dir: ‘libs’, include: [‘*.jar’])

}

 

Summary
Tutorial Android - Google Cardboard: Introdução e Instalações
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Tutorial Android - Google Cardboard: Introdução e Instalações
Description
Introdução ao Google CardBoard
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iMobilis
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