Tutorial Android – Google Cardboard: Introdução e Instalações (IDE, SDK, Bibliotecas, API e Exemplo) – Parte 1
Objetivo do Tutorial do Google Cardboard
O objetivo do tutorial consiste em apresentar o Google Cardboard e como ele insere a Realidade Virtual (RV) em seu smartphone.
O que é Realidade Virtual (RV) ?
Recriar sensações e possibilitar interações em tempo real com a realidade. Simular acontecimentos reais através da tecnologia. Simular ambientes e universos não reais, mas que fornece créditos de universo real. Permitir que o usuário navegue e interaja em um ambiente sintético, criando uma wearable technology.
Algumas aplicações
- Jogos e entretenimento;
- Comunicação à distância e aplicações para a educação;
- Simulação e treinamentos;
- Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetônicos;
- Segurança Pública;
- Saúde;
- Monitoramento ecológico;
- Tratamento de transtorno do pânico e outras fobias e entre outros.
SDKs do Cardboard Android
O pacote de desenvolvimento de software do Cardboard para Android permite criar aplicativos que exibam cenas 3D com renderização binocular, rastrear e reagir a movimentos da cabeça e interagir com aplicativos usando entrada com ímã.
Exigência para compilação
- Android Studio 1.0 ou posterior
- Versão 19 do SDK do Android
- Um dispositivo físico Android executando o Android 16 (Jelly Bean) ou posterior
Bibliotecas necessárias
- Acesse o repositório GitHub do SDK do Cardboard para obter jar e clique no botão de download “Raw”.
- De forma similar, baixe a biblioteca libprotobuf-java-2.6-nano.jar do mesmo repositório.
Descrição de API
Para definições completas sobre interfaces, classes e métodos da API do Google Cardboard para Android:
Aplicativo de amostra do Android
Para obter essa amostra, clone o repositório GitHub cardboard-java executando o seguinte comando:
Aplicativo de demonstração
O jogo “Treasure Hunt” inicia com instruções como texto 3D. O objetivo do jogo é encontrar o cubo. Encontrando e centralizando o cubo na tela, o mesmo mudará de cor, o que indica que foi encontrado. Os usuários são instruídos a puxar o ímã ou clicar ao encontrar um objeto. Para exibir objetos é utilizado o OpenGL ES 2.0 e seus recursos.
- Compile
- Abra o Android Studio e, na página Welcome, escolha Import Non-Android Studio Project. Selecione o arquivo gradle localizado na raiz dos arquivos do exemplo de código que você acabou de baixar e clique em OK.
Isso deverá abrir um projeto chamado CardboardSample na vista do editor, que contém o aplicativo de exemplo “Treasure Hunt” descrito acima.
Conecte o telefone ao computador, clique em Run e em Run ‘CardboardSample’ para compilar e executar o aplicativo no telefone.
Distorção da Imagem
setDistortionCorrectionEnable()
- true: para habilitar a distorção
- false: para desabilitar a distorção
Início de Projeto
Para obter seu próprio projeto:
- Obtenha todos os arquivos jar da pasta libs da amostra e copie-os para a pasta app/libs do seu projeto
- Certificar as dependências em app/build.gradle
dependencies {
…
compile fileTree(dir: ‘libs’, include: [‘*.jar’])
}

