Samsung Tizen – Introdução

On 19 de janeiro de 2016 by Iury Souza

os

 

O que é o Tizen

Tizen é um projeto open source da Samsung com objetivo de ser o SO padrão para todos os seus dispositivos vestíveis, wearable technology, e para alguns modelos de seus smartphones. Os smartwatches da Samsung recebem uma conexão com a internet através do tethering do bluetooth a partir de um smartphone. Este, deve estar executando o Gear Companion App, um aplicativo feito para facilitar a sincronização do dispositivo móvel e do dispositivo vestível e também necessita ser um dispostivo Samsung.

gears2

Três Tipos

O SDK da Samsung permite 3 tipos de Tizen apps:

  • Linked (Master-Folower): Conecta uma Tizen Watch App a um aplicativo Android do smartphone e são instalados separadamente.
  • Integrated: Android app e Tizen watch app instalados em conjunto, num mesmo pacote.
  • Standalone: App que não precisa de um aplicativo mestre no smartphone para existir.

esquema

 

A plataforma Tizen suporta 2 tipos de aplicações:

Aplicativo Web: é basicamente um Web site armazenado no dispositivo. As aplicações Web são feitas utilizando a Web API, que nada mais é que uma estrutura  de projeto de aplicativo web padrão com elementos básicos. Ela é feita para facilitar a criação de aplicativos usando linguagens nativas de desenvolvimento web como HTML5, CSS e JavaScript.

Aplicativo Nativo: é criado utilizando C e através da Native API pode acessar aspectos mais específicos dos dispositivos, tais como camera, GPS e acelerômetro. Aqui também é possível fazer uma gerência de memória melhor e possibilita-se também vantagens em performance devido ao desenvolvimento da aplicação ser feito em C para um sistema Linux. Além disso dezenas de APIs são oferecidas para facilitar o trabalho com dispositivos móveis e vestíveis num ambiente de recursos limitados.

 

Arquitetura Tizen

 

Perfis Tizen

É necessário lembrar que o Tizen foi criado para executar em uma grande variedade de dispositivos, mas principalmente em dispositivos móveis e vestíveis. Sendo assim, a Samsung oferece dois perfis para o desenvolvimento de aplicativos Webs e nativos.

Perfil Mobile

 

Perfil Vestível

Mais interações

Quando falamos do perfil vestível do Tizen percebemos que a maior vantagem que podemos perceber na plataforma da Samsung é a possibilidade de criar aplicativos autossuficientes. Diferente do Android Wear, onde cada aplicativo necessariamente precisa de uma versão para smartphones, aqui a Samsung permite que os desenvolvedores façam uso dos sensores do smartwatch para criar suar aplicações.

 

Introducing-Gear-S-Smart-Watch-Tizen-1

O Tizen parece querer ser mais do que uma central de notificações.Se comparado com o Android Wear o Tizen oferece possibilidades muito mais ricas de interação com o usuário através de seus componentes de design.

interaction

Enquanto o Android Wear se limita a páginas, botões de ação e notificações, Tizen traz pages, tabs, indicadores circulares, pop-up messages, listas, menus e muito mais.

Entre as desvantagens estão o fato de que a Samsung oferece sua própria loja de aplicativos, fragmentando ainda mais o ciclo de desenvolvimento de aplicações para os desenvolvedores e de que somente um número pequeno de smartphones é capaz de se conectar aos smartwatches com este sistema.

 

 

 

Summary
Samsung Tizen - Introdução
Article Name
Samsung Tizen - Introdução
Description
A short introduction about Tizen.
Author
Publisher Name
iMobilis
Publisher Logo

One Response to “Samsung Tizen – Introdução”

  • Tenho uma tv Sansung j5 de 40 polegadas paguei 2.200 reais, tenho deficiência visual e me arrependo muito de ter investido tanto em uma tv sem nem um recurso para o cego, outras marcas com o androide possue esta acessibilidade e gostaria muito se possível que a Sansung implantassem algum sistema de voz para que mais de 10000 de cegos consigam ter acessibilidade nas tv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *