DECOM-HPC

 

DECOM HPC é um projeto de pesquisa em andamento na UFOP que pretende implementar uma infraestrutura computacional denominada cloud computing. Atualmente, utilizamos a plataforma livre OpenStack para implementação de
nossa nuvem privada.

A meta é oferecer o serviço de cloud computing a professores e funcionários da UFOP. De uma forma geral, professores e funcionários poderão usar máquinas virtuais na infraestrutura sendo criada. Se você usa o Sistema Operacional Windows 7 ou Linux Fedora e precisa de uma máquina com 8 cores, 16GB de RAM e 800GB de HD, você basta logar no DECOM-HPC. Com seu perfil já conseguiremos instanciar a máquina almejada. Nosso grupo prima por soluções livres e com código aberto, portanto escolhemos a plataforma OpenStack como parceira do DECOM-HPC. Pretendemos nos qualificar o suficiente para sermos representantes certificados Open Stack no Brasil.

Criaremos uma infraestrutura totalmente redimensionável, podendo alterar o tamanho de nossos servidores virtuais a qualquer momento e rapidamente. Os usuários também poderão utilizar volumes para armazenamento de dados totalmente redimensionáveis.

Ofereceremos diferentes formas de personalização de uma imagem, utilizando diferentes sistemas operacionais e diferentes hypervisors oferecidos pela comunidade, entre eles o KVM, Xen e VMWare.

A virtualização de computadores de pequeno porte também é do nosso interesse. Clusters usando imagens Kerrighed serão estudados e integrados ao OpenStack, tornando o DECOM-HPC um ambiente onde máquinas de pequeno e grande porte podem ser usadas para diferentes propósitos, porém todas as máquinas virtuais DECOM-HPC com as mesmas características: manutenção nunca mais! Simplicidade na instalação, configuração e utilização das VMs.

 

Link para o site do projeto: [DECOM-HPC]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.