Princípios de Design em Aplicativos Android

On 14 de agosto de 2012 by Jeferson

Estes princípios de design foram desenvolvidos pela a Equipe de experiência de usuários android para manter os melhores interesses que os usuários tem em mente. Considerando-os conforme você aplica sua própria criatividade e pensamento de design.

Encante-me

__________________________________________________________________

Agrade de maneiras surpreendentes

Uma superfície bonita, uma animação cuidadosamente inserida, ou um efeito sonoro bem cronometrado é muito divertido pra se experimentar. Efeitos sutis contribuem para uma sensação de menos esforço e uma sensação de ter uma poderosa ferramenta em mãos.

 

 

 

Objetos Reais são mais legais que botões e Menus

Permita que as pessoas toquem e manipulem objetos em seu aplicativo. Isso reduz o esforço cognitivo necessário para realizar uma tarefa ao mesmo tempo tornando-a mais emocionalmente satisfatória.

 

 

 

Deixe me fazer

Pessoas adoram adicionar toques pessoas, porque isso os ajuda a se sentirem em casa e no controle. Forneça padrões bonitos considerando a diversão, personalizações opcionais que não prejudiquem as tarefas primárias.

 

 

 

Aprenda

Aprenda sobre as preferências das pessoas ao longo do tempo. Ao invés de pedir-lhe para fazer as mesmas escolhas repetidas vezes, coloque escolhas anteriores de fácil acesso.

Simplifique minha vida

__________________________________________________________________

 

Mantenha breve

Use frases curtas com palavras simples. As pessoas tendem a ignorar a frase se ela for muito longa.

 

 

 

 

Imagens são mais rápidas do que palavras

Considere usar imagens para explicar idéias. Elas ganham atenção das pessoas e podem ser bem mais eficientes do que palavras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Decida por mim mais deixe-me ter a palavra final

Pegue seu melhor palpite e aja em vez de perguntar primeiro. Muitas escolhas e decisões não deixam as pessoas felizes. Porem no caso de dar algo errado, permita “desfazer”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Somente mostre o que eu preciso, quando eu precisar

As pessoas ficam sobrecarregadas quando vêem muita coisa ao mesmo tempo. Quebre as tarefas e informações em pequenos pedaços digeríveis. Oculte as opções que não são essenciais no momento e ensine-as como seguir.

 

 

 

 

 

 

Eu devo sempre saber onde estou

Dê as pessoas confiança de que elas sabem o caminho de volta. Crie locais em seu aplicativo, observe a distinção e use transições para mostrar relações entre as telas. Forneça “feedback” sobre as tarefas em andamento.

 

 

 

Nunca perca minhas coisas

Salve o que as pessoas levaram tempo para fazer e deixe que elas possam acessar de qualquer lugar. Lembre configurações, toques pessoais e criações nos telefones, tablets e computadores. E faça a atualização ser a coisa mais fácil do mundo.

 

 

 

Se parece o mesmo, ele deve agir do mesmo modo

Ajude as pessoas a discernir as diferenças funcionais, tornando-as visualmente distintas, ao em vez de visualmente sutis. Evite modos, nos quais lugares são visualmente similares e funcionam de forma diferente sobre a mesma entrada.

 

 

 

Somente me interrompa se for importante

Como um bom assistente, proteja as pessoas de minúcias sem importância. As pessoas querem manter o foco, e a menos que seja urgente, uma interrupção pode ser cansativa e frustrante.

Faça-me Surpreendente

__________________________________________________________________

 

Dá-me truques que funcionem em todos os lugares

As pessoas se sentem muito melhor quando descobrem as coisas por si mesmo. Faça seu aplicativo mais fácil de aprender, aproveitando padrões visuais e de memória muscular de outros aplicativos android. Por exemplo, o “swipe” pode ser um bom atalho de navegação.

 

 

Não é minha culpa

Seja gentil na maneira como leva as pessoas a fazer as correções. Elas querem se sentir espertas quando elas usam seu aplicativo. Se alguma der coisa errado, dê claras instruções de reparação, mas poupe os detalhes técnicos.

 

 

 

Polvilhe incentivo

Quebre as tarefas complexas em pequenos passos que podem ser facilmente realizadas. Dê feedback sobre as suas ações, mesmo que seja apenas um brilho sutil.

 

 

 

Faça o trabalho pesado para mim

Faça os novatos se sentirem como especialistas, permitindo-lhes fazer coisas que nunca pensaram que poderia. Por exemplo, atalhos que combinem múltiplos efeitos fotográficos, podem fazer fotos amadoras se tornarem incríveis em apenas alguns passos.

 

 

 

Faça o que é importantes com rapidez

Nem todas as ações são iguais. Decida o que é mais importante em seu aplicativo e faça-as mais simples para encontrar e rápido para usar, como o botão de tirar foto da câmera ou o botão de pause no reprodutor de música.

__________________________________________________________________

Uguide

__________________________________________________________________

Um bom exemplo do texto acima é o aplicativo em desenvolvimento pela nossa equipe, o Uguide que está sendo projetado, visando não só eficiência, mas um padrão de design que traga ao usuário benefícios de produtividade, economia de tempo e interatividade com o sistema de rede social universitária.  A idéia aqui é o mínimo de menus, é trazer tudo ao alcance o mais rápido e com menos cliques possíveis.

E pensando em ajudar o usuário, decidimos por escolher o simples, porém o incrível.  Optamos por imagens de fácil associação ao invés de botões, utilizamos cores que não cansam mesmo que você passe um tempo considerável utilizando a aplicação e decidimos aprender com o que ele gosta e deixar que ele escolha o que é mais importante para ele no aplicativo.

Referência :  Tradução do texto “Design Principles” – developer.android.com e contribuições do projeto uGuide e Padrões de Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.