Princípios de Design em Aplicativos Android parte II

On 27 de agosto de 2012 by Jeferson

Dispositivos e Displays

Milhões de poderosos celulares, tablets, e outros dispositivos com android em uma extensa variedade de tamanho de telas e formas. Para tirar vantagem da flexibilidade do sistema android, você pode criar aplicativos que graciosamente se encaixam a partir da grande tela dos tablets em pequenos celulares.

Seja Flexível
Estique e comprima seus layouts para acomodar várias alturas e larguras.

Aperfeiçoe layouts
Em dispositivos maiores, tire vantagem do espaço extra na tela. Crie telas compostas que combinem múltiplas telas para revelar mais conteúdo e facilidade de navegação.

Acessível a todos
Forneça recursos para diferentes densidades de telas (DPI) para garantir que seu aplicativo apareça bem em qualquer aparelho.


Estratégias
Então, de onde você começa quando projeta múltiplas telas?  Uma abordagem é trabalhar no padrão base (tamanho médio, MDPI) e redimensione para cima ou para baixo quando necessário. Outra abordagem é iniciar com o dispositivo com a maior tamanho de tela, e então dimensionar para baixo e descobrir os compromissos com a interface de Usuário no qual você irá precisar para telas menores.

Feedback ao toque
Use cores e luzes para responder ao toque, reforce o resultado do comportamento ao gesto, e indique quais ações são habilitadas ou desabilitadas.
Sempre que um usuário tocar uma área acionável em seu aplicativo, responda com um sinal visual. Isso permite que o usuário saiba em qual objeto foi tocado e que seu aplicativo está “escutando”.

Estados

Comunicação

Quando seu objeto reage pelo os mais complexos gestos, ajuda o usuário a entender qual será o resultado da operação. Por exemplo, em aplicativos recentes, quando você estiver arrastando uma miniatura da esquerda para direita, ela começa a escurecer. Isso ajuda o usuário a entender que o arrastar fará com que o item seja removido.

Limites

Quando usuários tentam ultrapassar os limites superiores ou inferiores de uma área de rolagem, comunique o limite com um sinal visual. Por exemplo, se um usuário tenta passar o primeiro painel na tela inicial, o conteúdo da tela inclina para direita para indicar que a navegação nessa direção não é possível. Muito dos widgets com “scroll” nos androids com interface de usuário (por exemplo, listas e listas de grade) já tem suporte para o feedback limite construído dentro. Se você está criando o seu aplicativo, mantenha o feedback limite em mente e forneça-o dentro da aplicação.

 

Escrevendo estilos

Quando escolher palavras para seu aplicativo:

1.    Mantenha breve – Seja conciso, simples e preciso. Inicie com um limite de 30 caracteres (incluindo espaços), e não use mais nada além do necessário.
Exemplo:
Em um Assistente de configuração

X Muito formal
– Consulte a documentação que veio com o seu telefone para mais instruções.
V Melhor
– Leia as instruções que vieram com o seu telefone.

2.    Mantenha a simplicidade  – Finja que você está falando sempre com alguém esperto e competente, mas que não saiba jargões técnicos e pode não estar acostumado com palavras difíceis.
Exemplo:
GPS

X Confundindo
– Permita o satélite do GPS para localizar você com precisão de nível da rua.
V Melhor
– Deixe o aplicativo usar o satélite para localizar sua posição

3.    Seja Amigável – Fale diretamente com o leitor usando segunda pessoa (“você”). Se seus textos não são lidos como você diria em uma conversa casual, então provavelmente não é a maneira que você deveria escrever. Não seja abrupto ou irritante e faça com que o usuário sinta-se seguro, feliz e energizado.
Exemplo:
Mensagem de erro

X Confundindo e irritando – “Desculpe” só piora
– Desculpe!
Activity MeuAplicativoActivity( na aplicação MeuAplicativo) não está respondendo.
V Menor, mais direto e sem titulo com falsas desculpas
-MeuAplicativo não está respondendo
Você quer fechá-lo?.

4.    Coloque o que for importante primeiro  – As duas primeiras palavras (por volta de 11 caracteres, incluindo espaços) deveriam incluir em no mínimo um pouco das mais importantes informações da frase. Se não o fizer, comece de novo.
Exemplo:

X Principais noticias por ultimo
– 77 outras pessoas adicionaram +1 amigo, inclusive Luís Pereira.
V Principais noticias primeiro
– Luiz Pereira e outras 77 outras pessoas adicionaram +1 amigo.

X Tarefa no final
– Clique em Próximo para completar a configuração usando uma conexão Wi-fi.
V Tarefa no inicio
– Para encerrar a configuração usando o Wi-fi, clique em Próximo.

5.    Descreva somente o que é necessário e nada mais  – Não tente explicar diferenças sutis. Elas irão ser perdidas pela maioria dos usuários.
Exemplo:
Fazendo Login

X Apartir de um assistente de configuração
– Seu telefone precisa conectar com o servidor do Google para você acessar sua conta. Isto pode levar até 5 minutos.
V Apartir de um assistente de configuração
– Seu telefone está conectando ao Google. Isto pode levar alguns minutos.

6.    Elimine repetições – Se um termo significante se repete dentro de uma tela ou bloco de texto, encontre um jeito de usar apenas uma.

Referência :developer.android.com/design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.