Novidades no Android N – Ndroid
Depois de falar das funcionalidades do novo editor de Layouts 2.2 que trás novas funcionalidades para o programador, falaremos neste post, um pouco das novas funcionalidades no novo Android N, o “Ndroid”.
O website do Android N, é uma ótima referência para os programadores. Apesar de ainda está em desenvolvimento ativo, já pode ser testado como parte do N Developer Preview.
Os tópicos abaixo, trazem algumas das novas funcionalidades e recursos para desenvolvedores presentes no Android N.
Suporte a várias janelas no Android N
![]() |
Com o suporte a várias janelas, este recurso multitarefa permite ao usuário abrir dois programas ao mesmo tempo. O programador, dentre as várias opções disponíveis, pode por exemplo, escolher o tamanho mínimo que o programa irá exibir como também definir se ele pode ser executado junto a outra aplicação. |
Drag and Drop (Arrastar e Soltar) no Android N
Com o Android framework drag/drop, os usuários podem mover dados de uma visão para outra no layout atual usando um gesto de arrastar e soltar. O framework inclui uma classe com o evento de soltar, leitura do movimento e métodos de ajuda e classes. Embora o framework seja projetado principalmente para movimentação de dados, você pode utilizá-lo para outras ações de interface do usuário. Por exemplo, pode-se criar um aplicativo que mistura cores quando o usuário arrasta um ícone de cor sobre outro ícone.
Mais detalhes aqui.
Aprimoramentos de notificações no Android N
![]() |
Houve uma reformulação nas notificações no Android N para facilitar e agilizar o uso. Entre as alterações estão:
Mais detalhes aqui. |
Quick Settings Tile API no Android N
![]() |
No Android N, foi ampliado o escopo das Configurações rápidas para aumentar ainda mais a utilidade e a conveniência. |
Suporte a diversas localidades, mais idiomas no Android N
O Android N agora permite que os usuários selecionem diversas localidades em Settings para oferecer melhor suporte a casos de uso bilíngue. Os aplicativos podem usar uma API nova para obter as localidades selecionadas pelo usuário e oferecer experiências de usuário mais sofisticadas para usuários com diversas localidades — como, por exemplo, mostrar resultados de pesquisa em diversos idiomas e não oferecer a tradução de páginas da web que usam um idioma conhecido pelo usuário.
Mais detalhes aqui.
Modo soneca em movimento no Android N
Inicialização direta
A inicialização direta reduz os tempos de inicialização dos dispositivos e permite que aplicativos registrados tenham funcionalidade limitada, mesmo após uma reinicialização inesperada. A inicialização direita aproveita a criptografia baseada em arquivo do Android N para ativar políticas de criptografia detalhadas para dados de sistema e aplicativos. O sistema usa um armazenamento criptografado pelo dispositivo para determinados dados de sistema e dados de aplicativos registrados explicitamente. Por padrão, um armazenamento criptografado por credencial é usado para todos os outros dados de sistema, dados de usuário, aplicativos e dados de aplicativos.
Mais detalhes aqui.
Acesso a diretórios com escopo
No Android N, os aplicativos podem usar novas APIs para solicitar acesso a determinados diretórios de armazenamento externo, incluindo diretórios em mídias removíveis, tais como cartões SD. As novas APIs simplificam consideravelmente como o aplicativo acessa os diretórios de armazenamento externo padrão, tais como o diretório Pictures. Os aplicativos, como aplicativos de fotografia, podem usar essas APIs em vez de READ_EXTERNAL_STORAGE, que concede acesso a todos os diretórios de armazenamento, ou da Estrutura de acesso ao armazenamento, que faz o usuário navegar até o diretório.
Mais detalhes aqui.
Android for Work
O Android for Work adiciona vários recursos e APIs para dispositivos que executam o Android N. Veja a seguir os destaques:
|
Mais detalhes aqui. |
Compilação JIT/AOT orientada a perfil
No Android N, adicionamos um compilador Just in Time (JIT) com perfis de código para ART, o que permite aprimorar constantemente o desempenho de aplicativos Android durante a execução. O compilador JIT complementa o compilador atual Ahead of Time (AOT) do ART e ajuda a aprimorar o desempenho em tempo de execução, economizar espaço de armazenamento e acelerar atualizações de aplicativos e de sistema. A compilação orientada a perfil permite que o ART gerencie a compilação AOT/JIT de cada aplicativo de acordo com o uso real e com as condições no dispositivo.
ICU4J APIs no Android
O Android N oferece um subconjunto de ICU4J APIs na estrutura do Android no pacote android.icu. A migração é fácil e geralmente exige apenas a mudança do namespace com.java.icu para android.icu. Usar um pacote ICU4J nos seus aplicativos, a mudança para as APIs doandroid.icu disponibilizadas na estrutura do Android pode reduzir substancialmente o tamanho do APK.
Mais detalhes aqui.
OpenGL™ ES 3.2 API
O Android N adiciona interfaces de estrutura e suporte de plataforma ao OpenGL ES 3.2, incluindo:
- Todas as extensões do Pacote de extensão Android (AEP), exceto EXT_texture_sRGB_decode.
- Framebuffers de ponto flutuante para HDR e sombreamento adiado.
- Chamadas de desenho a BaseVertex para possibilitar melhor organização em lotes e transmissão.
- Controle robusto de acesso a buffers para reduzir a sobrecarga do WebGL.
Mais detalhes aqui.
Vulkan API
O Android N integra o Vulkan™, uma nova API de renderização 3D, à plataforma. Como o OpenGL™ ES, o Vulkan é um padrão aberto para gráficos e renderização 3D mantido pelo Khronos Group. O Vulkan foi projetado desde o início para minimizar sobrecargas na CPU do driver e permitir que seu aplicativo controle a operação de GPU de forma mais direta. O Vulkan também oferece melhor paralelização ao permitir que vários encadeamento realizem trabalhos como a construção de buffer de comando de uma só vez.
Mais detalhes aqui.
FrameMetricsListener API
A FrameMetricsListener API permite que um aplicativo monitore o desempenho de renderização da IU. A API oferece este recurso ao expor uma API Pub/Sub em streaming para transferir informações de precisão de quadro à janela atual do aplicativo. Os dados retornados são equivalentes aos que adb shell dumpsys gfxinfo framestats exibe, mas não estão mais limitados a 120 quadros.
É possível usar o FrameMetricsListener para medir o desempenho da IU em nível de interação na produção sem conexão USB. Esta API permite a coleta de dados com granularidade muito maior do que adb shell dumpsys gfxinfo.
A granularidade maior é possível porque o sistema pode coletar dados para determinadas interações no aplicativo; o sistema não precisa capturar um resumo global do desempenho do aplicativo nem limpar qualquer estado global. É possível usar este recurso para reunir dados de desempenho e capturar regressões no desempenho da IU para casos de uso reais dentro do aplicativo.
Suporte a RV
O Android N adiciona compatibilidade de plataformas e otimizações para um novo Modo RV Mode que dá aos desenvolvedores a capacidade de projetar experiências de RV móveis de alta qualidade para os usuários. Há diversas melhorias de desempenho, incluindo acesso a um núcleo exclusivo da CPU para aplicativos de RV. Dentro dos aplicativos, é possível tirar vantagem do rastreamento inteligente da cabeça e de notificações estéreo que funcionam para RV. Mais importante, o Android N oferece gráficos de latência muito baixa. Para obter informações completas sobre a criação de aplicativos de RV para Android N.
Mais detalhes aqui.
Veja mais a respeito do Android 2.2 em:
Referências
[1] https://developer.android.com/preview/api-overview.html
[2] https://developers.google.com/vr/android/?hl=pt-br
[3] https://developer.android.com/guide/topics/ui/drag-drop.html




