Internet das Coisas: Desafios de pesquisa

On 21 de dezembro de 2015 by admin

Desafios e direções futuras de pesquisa na Internet das Coisas

IMG-CAPA-IOT

A Internet das coisas ganhou atenção significativa ao longo dos últimos anos. Com os avanços na tecnologia de hardware de sensores e equipamentos baratos, os sensores são esperados para ser anexado a todos os objetos ao nosso redor, de forma que estes possam se comunicar uns com os outros com mínima intervenção humana.

Neste post identificamos alguns dos desafios e possíveis direções futuras de pesquisa para IoT

Configuração automática de sensores

 

theinternetofthings2Fonte [2]

 

Na computação tradicional pervasiva/ubíqua, conectamos apenas um número limitado de sensores para as aplicações (por exemplo fazenda inteligente, casa inteligente). Em contraste, a IoT prevê bilhões de sensores a serem ligados entre si através da Internet. Como resultado, um desafio único surgiria na ligação e a configuração de sensores para as aplicações de maneira automática.

A descoberta do contexto

 

network-782707Fonte[3]

Uma vez que os sensores se conectam a uma solução de software, será necessária a existência de um método para a compreensão dos dados produzidos pelos sensores e o contexto relacionado automaticamente. Nisto, temos técnicas de categorização de contexto de forma abrangente.

Existem muitos tipos de contexto que podem ser usados para enriquecer os dados do sensor. No entanto, compreender os dados do sensor e adequadamente anotando-o automaticamente em um paradigma de como a Internet das coisas, onde domínios de aplicação variam muito, é uma tarefa desafiadora.

 

Aquisição, modelagem, raciocínio e distribuição

Após a análise aquisição, modelagem e raciocínio em diferentes perspectivas, é evidente que nenhuma técnica simples iria servir os requisitos da IoT. Logo a incorporação e integração de múltiplas técnicas mostra-se promissor para o sucesso da área.

 

Seleção de sensores no modelo de serviço para sensoriamento

sensorM

Este vai ser um dos desafios mais difíceis do IoT. É claro que estamos indo para ter acesso a milhares de milhões de sensores. Em tal situação, teremos diversos alternativas diferentes de sensores para ser utilizadas.

 

Segurança, privacidade e confiança

Este tem sido um desafio para o contexto da computação desde o início. A vantagem de contexto é que ele fornece informações mais significativas que irá nos ajudar a entender uma situação ou os dados. Ao mesmo tempo, aumenta as ameaças de segurança devido à possível utilização indevida do contexto (por exemplo, identidade, localização, atividade e comportamento). No entanto, a Internet das coisas vai aumentar este desafio de forma significativa. Mesmo que as questões de segurança e privacidade são abordadas a nível de aplicação do contexto, é em grande parte autônoma no nível do middleware do contexto.

Compartilhamento de contexto

share-data

Solução ainda negligenciada no contexto do domínio do middleware. A maioria das soluções de middleware ou arquiteturas são projetados para facilitar aplicações em partes isoladas. A comunicação inter-middleware não é considerada para ser um requisito crítico. No entanto, no IoT, não haveria ponto central de controle.

Futuro e avanços

 

Compreender os dados do sensor é um dos principais desafios que a Internet das coisas teriam de enfrentar. Esta visão tem sido apoiado e investido fortemente por governos, grupos de interesse, empresas e institutos de pesquisa. Por exemplo, sensibilidade ao contexto foi identificado como uma importante necessidade do IoT nas pesquisas nos Cluster de projetos europeus de pesquisa sobre a Internet das coisas (CERP-IoT) financiado pela União Europeia. A UE concedeu um prazo para a pesquisa e desenvolvimento em computação consciente do contexto focada na Internet das coisas a serem realizadas durante 2015-2020.

Um grande número de soluções existem em termos de sistemas, middleware, aplicações, técnicas e modelos propostos por pesquisadores para resolver diferentes desafios no contexto da computação. Os resultados mostram claramente a importância da contexto da computação no paradigma IoT. O objetivo final é construir uma base que ajude a entender o que aconteceu no passado para que possa planejar o futuro de forma mais eficiente e eficaz.

[1] Charith Perera, Arkady Zaslavsky, Peter Christen, and Dimitrios Georgakopoulos. Context aware computing for the internet of things: A survey. Communications Surveys
& Tutorials, IEEE, 16(1):414–454, 2014.

[2] https://hbr.org/2014/10/the-sectors-where-the-internet-of-things-really-matters/

[3] http://www.ebnonline.com/author.asp?section_id=3226&doc_id=277902

[4]http://www.dpaonthenet.net/article/106262/Pressure-sensors-for-a-multitude-of-industry-applications.aspx

Summary
Internet das Coisas: Desafios de pesquisa
Article Name
Internet das Coisas: Desafios de pesquisa
Description
Desafios de pesquisa para Internet das Coisas. Research Challanges for IoT
Author
Publisher Name
iMobilis
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.