iBeacon x NFC – Parte I

On 26 de março de 2015 by Conrado Carneiro

ble-vs

Cada vez mais popular, o ibeacon é a nova tecnologia lançada pela Apple: iBeacon, mas afinal de contas qual a diferença entre ela e a já conhecida pelos usuários Android, NFC.

Durante anos a Apple foi idealizadora de novas tecnologias revolucionárias, que ditaram tendências em diversos setores tecnológicos, porém nesse caso foi diferente. O NFC foi lançado antes e já vem sendo utilizado em diversas situações, podemos citar como exemplo: realizar conectividade com central multimídia de alguns carros, iniciar aplicativos em notebooks equipados com esse sistema, troca de informações como cartões de visitas, pequenos arquivos ou até mesmo realizar pagamentos. Já o iBeacon, lançado recentemente vem adquirindo seu espaço a pouco tempo, mas com muitas promessas.

Mas afinal de contas, qual a diferença das duas tecnologias?

O QUE SÃO:
iBeacon (Bluetooth Low Energy):
pequeno sensor sem fio que transmiti dados usando Bluetooth.
NFC (Near Field Communication): Comunicação por Campo de Proximidade usa ondas de rádio de curto alcance para permitir que dois dispositivos troquem informações enquanto estiverem próximos.

Vantagem para iBeacon pois nem todo telefone possui NFC e a maioria possui Bluetooth.
Ambos possibilitando realizar pagamentos sem a necessidade de encostar na Carteira.

ALCANCE:
iBeacon (Bluetooth Low Energy): podem atingir até 50 metros de alcance.
NFC (Near Field Communication): seu alcance máximo é de 4 cm.

NFC suporta criptografia e a proximidade entre os devices reduz a possibilidade de hacker interceptar as informações, por outro lado restringe o uso a uma região muito pequena.

BATERIA:
iBeacon (Bluetooth Low Energy): A bateria do iBeacon pode durar até 6 meses.
NFC (Near Field Communication): Não precisa de energia para funcionar

TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO:
iBeacon (Bluetooth Low Energy): São bons para transmitir em broadcasting, utilizados por exemplo, para divulgar ofertas especiais dentro de uma loja. Pode ser utilizado para disparar mensagens personalizadas e recomendações com base na localização ou histórico do usuário.
NFC (Near Field Communication): Não requer autorização do usuário para iniciar uma transmissão, sendo assim considerado uma transmissão muito pessoal. Pode ser utilizado para solicitar dados específicos, tais como informações adicionais sobre um determinado produto.

Os iBeacons apresentam um maior poder de disseminação de informações baseadas no contexto e na localização, agindo como verdadeiros pop-ups do mundo real que são enviados ao seu aparelho ao entrar numa área de alcance.

Iremos aprofundar mais nas diferenças e utilizações do iBeacon e NFC em um próximos post.

One Response to “iBeacon x NFC – Parte I”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.