Avaliação da ferramenta PhoneGap – Parte 1
Introdução
Um dos maiores atrativos do HTML5 é a possibilidade de fazer uma aplicação que poderá ser executada em diversas plataformas, como Windows, Linux, Android, iOS, Windows Phone e etc. Pensando nisso, foram feitos alguns testes no Android com um aplicativo simples desenvolvido em HTML5, que usa animação gráfica simulando ponteiros de painéis automotivos. O teste foca uma das maiores revoluções do HTML5, o canvas.
Um dos testes foi simplesmente colocar o arquivo desenvolvido em HTML5 no android e executá-lo com o leitor de HTML nativo do sistema operacional, o que resultou em uma falha na abertura do aplicativo.
Então, foi usado um serviço chamado PhoneGap (http://phonegap.com/), que possibilita a criação de um APK de um aplicativo usando apenas as linguagens HTML5, CSS e JavaScript para todas as plataformas de dispositivos móveis existentes.
O que é o PhoneGap?
PhoneGap é uma solução código aberto para construir aplicações multi-plataforma, com padrões web de tecnologia, como HTML, JavaScript, CSS. É uma tecnologia nova, recém lançada para a padronização de aplicativos, fazendo com que sejam desenvolvidos apenas uma vez para funcionar em qualquer plataforma móvel existente.
Após criar o novo APK com o PhoneGap, o resultado foi um pouco superior, mas ainda não foi satisfatório. O canvas funcionou, dessa vez ele foi executado e as imagens apareceram em seu devido lugar, mas a animação ficou extremamente lenta. Animações simples, como os próprios ponteiros apresentados, não conseguiram ser executadas com suavidade e bom desempenho.
Vídeo com o teste do APK criado pelo PhoneGap:
Logo depois, foi usada uma página já criada em HTML5, projetada para a utilização em aparelhos móveis, para nova criação de APK no PhoneGap e testar o desempenho em um smartphone.
O Slider criado na página teve uma boa resposta ao toque, mas as transições de páginas, que são animadas, ainda são lentas, o que não deveria acontecer principalmente por ser um aplicativo que está completamente instalado no aparelho e não depende de conexões externas.
Este último método (PhoneGap) parece usar uma plataforma própria para a execução do canvas, exigindo que o processamento do telefone seja direcionado primeiramente a essa plataforma, e então para a execução das animações, deixando-as com um desempenho extremamente baixo.
Esses resultados vieram de testes simples, mas mostram que ainda é inviável uma criação de aplicações em HTML5 para android que exigem maior interação visual com o usuário devido à baixa performance apresentada pelo sistema operacional para executar animações.
Arquivos usados nos testes: