Fazendo a integração do Eclipse com o Git

On 13 de novembro de 2012 by Gustavo Quintão

Neste tutorial vou explicar como pode ser feita a integração direta entre um servidor Git e o Eclipse.

O Eclipse é uma IDE versátil, porém em sua versão básica, a Eclipse Classic, a mesma não possui suporte direto a integração com o Git. Para poder fazer esta integração usaremos o plugin EGit.

O EGit é um plugin desenvolvido pelos desenvolvedores da Eclipse Foundation para prover uma interface integrada de controle de versão baseada no Git. Este mesmo plugin já vem instalado por padrão em algumas versões do Eclipse, e possui como vantagens:

• Possibilidade de clonar um projeto do servidor Git e já adicionar o mesmo diretamente como projeto no Eclipse.
  • Comparação entre versão local e a versão remota de um arquivo para facilitar o merge em situações de conflito entre versões.
  • Interface de gerenciamento de repositórios onde é possível visualizar todos os branches remotos e locais.
  • Facilidade de visualização de todos os repositórios utilizados
  • Possibilidade de fazer Commit, Fetch, Push, Pull e Merge diretamente na IDE.

Instalação

Primeiramente devemos fazer  a instalação do EGit no Eclipse. Para tanto é necessário que o mesmo esteja atualizado, uma vez que a versões antigas não possuem o Eclipse Marketplace.

Uma vez atualizado, prossiga com as etapas:

1. Abra o Eclipse
  2. Abra o Marketplace (Help → Eclipse Marketplace)
  3. Busque por EGit
  4. Clique em instalar
  5. Após a instalação do EGit é necessário reiniciar o Eclipse.

Utilizando o EGit

Um breve parenteses

Para utilização do Git normalmente é necessário que o usuário possua uma chave SSH. Caso você não possua a mesma você pode gerar uma dentro do próprio Eclipse assim:

1. Abra a janela de preferencias  (Window → Preferences)
  2. Vã ao menu de gerencia de chaves SSH (General → Network Connections → SSH)
  3. Vá na aba Key Management e clique em gerar chave SSH
  4. Aplicar
  5. Reiniciar o Eclipse

… retomando

Inicialmente devemos clonar o projeto do repositorio Git que será usado. Para isso você deve ir para a perspectiva Git Repository Exploring (Window → Open Perspective → Git Repository Exploring).

Clique no botão Clone Git Repository e preencha a tela com as informações de acesso do servidor Git a ser usado.

Tela de entrada de dados para clonagem de repositório.

Você pode entrar diretamente a URI ou deixar que ela seja  preenchida automaticamente a medida que você preenche os outros campos. Após clicar em next você deverá escolher quais branchs do repositório irá clonar.

Seleção de branchs a serem clonados.

Na próxima etapa iremos fazer as ultimas configurações do repositório clonado.

Opções de trabalho com o repositório clonado.

Nesta tela você pode escolher as seguintes opções:

• Destino onde o repositório será clonado
  • A branch de trabalho inicial
  • O nome que aparecerá para o servidor remoto (facilita identificação quando existem vários repositórios)
  • E principalmente, a opção de já adicionar o projeto clonado a área de trabalho do Eclipse.

Após clicar em Finish o projeto já estará pronto para uso na área de trabalho do Eclipse. A partir deste momento todas as opções do Git a serem usadas no projeto estarão disponíveis através do menu acessado com um clique com o botão direito no projeto → Team.

Menu com as opções do git.

Através do menu poderemos fazer push, pull e tantos outros comandos uteis do Git. Ao clicar em Merge, se houverem conflitos, você será direcionado a perspectiva de Sincronização onde poderá comparar os arquivos diferentes e resolver os conflitos.

Um possível problema

Embora o EGit não dependa do usuário possuir o Git instalado em sua máquina é possível que o EGit apresente alguns problemas de funcionamento. O problema mais recorrente que pode acontecer neste caso é o servidor não reconhecer a chave SSH na sua máquina. Para corrigir isto basta instalar o Git e fazer a seguinte configuração no Eclipse:

1. Acessar as Preferences
  2. Expandir o menu Team
  3. Expandir o menu Git
  4. Abrir a opção Configuration
  5. Na aba System Settings defina onde esta o arquivo gitconfig da instalação do Git (Caminho padrão: C:\Program Files (x86)\Git\).

Concluindo

O tutorial acima busca funcionar como o básico para fazer uma integração funcional entre Git e Eclipse. O EGit possui varias outras possibilidades não exploradas neste tutorial. Estas funções embora uteis não são foco deste tutorial. Porém a medida que o usuário encontrar estas opções terá base para lidar com elas sem transtornos. Uma opção que interessante para explorar é a Perspectiva de Sincronização onde você terá varias ferramentas para comparar códigos conflitantes, fazer merge entre arquivos e outros.  Aproveite este tutorial e explore outras possibilidades.