Defesas de Mestrado do Laboratório iMobilis

On 17 de setembro de 2015 by admin

No dia 17 de setembro de 2015, os alunos Urbano Menegato e Charles Garrocho defenderam suas dissertações, a partir de trabalhos desenvolvidos no laboratório iMobilis.

O aluno Urbano B. Menegato defendeu o trabalho intitulado, “Promoter Ad Hoc WD: Um Middleware para Roteamento e Clusterização Dinâmica Usando Wi-Fi Direct” e Charles Garrocho

“Net-Opp: Um Middleware Transparente Para Formação de Redes e Troca de Conteúdos Para Aplicações Oportunistas”

 

Os trabalhos geraram as seguintes publicações:

 

MARINHO, R. P. ; MENEGATO, U. B. ; OLIVEIRA, R. A. R. . Mobile Devices Routing Using Wi-Fi Direct Technology. In: The Eleventh Advanced International Conference on Telecommunications, 2015, Brussels. Procedings of The Eleventh Advanced International Conference on Telecommunications, 2015.
GARROCHO, C. ; SILVA, M. J. ; OLIVEIRA, R. A. R. . Content Delivery Architecture for Communication Device-to-Device Wireless Networks. In: The Eleventh Advanced International Conference on Telecommunications, 2015, Brussels. Procedings of The Eleventh Advanced International Conference on Telecommunications, 2015.
GARROCHO, C. ; SILVA, M. J. ; OLIVEIRA, R. A. R. . Net-Opp: A Transparent Middleware For Network Formation And Exchange of Content For Opportunistic Applications. In: Workshop de Redes P2P, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo, 2015, Vitoria. Anais do Workshop de Redes P2P, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo, 2015.
GARROCHO, C. ; SILVA, M. J. ; OLIVEIRA, R. A. R. . Transparent Sharing Architecture of Content Between Mobile Devices in Opportunistic Networks. In: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2015, Goiania. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2015.
MARINHO, R. P. ; MENEGATO, U. B. ; OLIVEIRA, R. A. R. . IMSN Routing on Wi-Fi Direct Enabled Devices. In: MOBIWAC 2015: The 13th ACM* International Symposium on Mobility Management and Wireless Access, 2015, Cancun. Proceedings of The 13th ACM* International Symposium on Mobility Management and Wireless Access, 2015.
 
Patente:
OLIVEIRA, R. A. R. ; OLIVEIRA, R. A. R. ; GARROCHO, C. ; GARROCHO, C. ; SILVA, M. J. ; SILVA, M. J. . PROCESSO DE CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES OPORTUNISTAS SEM PAREAMENTO ENTRE OS DISPOSITIVOS E O SEU USO. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201502386, data de depósito: 16/09/2015, título: “PROCESSO DE CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES OPORTUNISTAS SEM PAREAMENTO ENTRE OS DISPOSITIVOS E O SEU USO” , Instituição de registro:INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Parabéns aos dois alunos

 

IMG-20150917-WA0030(1)

 

20150917_173530

—–

Sobre os trabalhos

 

Net-Opp: Um Middleware Transparente Para Formação de Redes e Troca de Conteúdos Para Aplicações Oportunistas

Resumo:

O avanço e popularização de dispositivos móveis e a integração de novos recursos de comunicação possibilitaram o surgimento das redes oportunistas. Rede oportunista é um tipo de rede que promove uma comunicação entre dois dispositivos móveis mesmo que uma rota para conectá-los não exista. Esse processo é feito através de oportunidades de encontros não programados entre dispositivos móveis que trocam dados entre si até que a mensagem chegue ao destinatário. Essa comunicação de encontros em redes oportunistas permitiu diversas aplicações, como na redução de tráfego de rede celular, em comunicações em situação de emergência, e no contorno a censura de comunicação. O crescente aumento de dispositivos móveis deve, em tese, promover redes oportunistas, já que com mais dispositivos, maiores possibilidades de encontros será possível. Porém, na prática, as tecnologias atuais para redes oportunistas não estão disponíveis (Wi-Fi Ad-Hoc) nos dispositivos móveis atuais ou exigem interação indesejada (Bluetooth e Wi-Fi Direct) do usuário para estabelecer conectividade. Para superar essas deficiências é apresentado o middleware Net-Opp. Baseado na tecnologia Wi-Fi modo infraestrutura, onde o dispositivo se torna um ponto de acesso, Net-Opp pesquisa e analisa pontos de acesso disponíveis no ambiente, e se encontrar se associa com um ponto. Se nenhum ponto de acesso for encontrado, Net-Opp torna o dispositivo em um ponto de acesso, no modo infraestrutura, para prover uma rede de comunicação para outros dispositivos, possibilitando uma troca transparente de conteúdos entre os dispositivos, já que neste modo de operação do Wi-Fi não é exigido pareamento (associação entre dispositivos). Esse processo realizado por Net-Opp é feito automaticamente sem exigir interação humana e alteração no sistema operacional dos dispositivos móveis. Como prova de conceito e avaliação são apresentadas duas aplicações que empregam o uso da arquitetura desse middleware. As aplicações foram desenvolvidas em cenários de dispositivos móveis pessoais e veiculares. O principal objetivo dessas aplicações é a avaliação do middleware Net-Opp em cenários reais e diferentes e provar que esse processo de alternância entre escaneamento e ponto de acesso pode promover uma comunicação transparente ao usuário final. Resultados de avaliações nas aplicações demonstraram que o middleware conseguiu criar uma camada de interoperabilidade entre o sistema operacional e as aplicações oportunistas, e abstrair a formação da rede e a troca de conteúdos entre vários dispositivos simultaneamente de forma transparente nos dois cenários.

 

 

Promoter Ad Hoc WD: Um Middleware para Roteamento e Clusterização Dinâmica Usando Wi-Fi Direct

Resumo:
Wi-Fi Direct é uma tecnologia recente definida pela Wi-Fi Alliance. Dispositivos (tablets, smartphones, etc.) podem estabelecer conexão utilizando um ponto de acesso (líder da rede), escolhido automaticamente pelo sistema. Infelizmente, não são usados parâmetros adequados para descobrir qual é o melhor dispositivo para ser o líder. Os líderes deveriam ser selecionados utilizando uma estratégia específica de um grupo de dispositivos como nível de bateria, potência de sinal, número de dispositivos próximos, velocidade, direção, entre outras.

Neste trabalho nós apresentamos o “Promoter Ad Hoc WD” (Promotor de redes Ad Hoc utilizando Wi-Fi Direct). O “Promoter Ad Hoc WD” é um middleware para roteamento e clusterização dinâmica usando Wi-Fi Direct. A arquitetura do “Promoter Ad Hoc WD” usa os serviços publicados pelos dispositivos Wi-Fi Direct na eleição dos líderes.

Inicialmente nós implementamos algoritmos de clusterização clássicos para provar a viabilidade de nossa proposta. Os experimentos mostraram que a nossa proposta é extensível para suportar a implementação de outros algoritmos de eleição de líder para um cluster e também é extensível para implementar outros grupos de algoritmos, como protocolos de roteamento. Para comprovar esta última afirmação implementamos também protocolos clássicos de roteamento utilizando essa mesma ideia e arquitetura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.