Controle de Bugs – Parte 3: MantisBT vs Bugzilla

On 13 de novembro de 2014 by Johnnatan Messias

Introdução:

MantisRecentemente postamos sobre as ferramentas de controle de bugs MantisBT (link) e Bugzilla (link). Ferramentas de controle de bugs são de extrema importância no desenvolvimento de softwares pois, com essas ferramentas, é possível ter uma melhor gestão e controle dos bugs decorridos durante a fase de desenvolvimento do projeto. Devido a quantidade elevada de ferramentas para controle de bugs disponíveis será necessário, portanto, escolher uma dessas ferramentas para a implantação no Laboratório iMobilis.

Através disso, para a implantação de um controle de bugs no iMobilis, levaremos em consideração esse post, uma vez que realizaremos comparações entre as ferramentas MantisBT e Bugzilla. Claro, nas escolha da ferramenta deve ser levado em consideração também a quantidade de pessoas envolvidas no laboratório e na quantidade de projetos realizados pela equipe. Serão levados em consideração as seguintes características:

  • Facilidade de implantação
  • Interface gráfica do usuário
  • Histórico das atividades, levando em conta ilustrações gráficas
  • Fluxo de controle dos bugs
  • Integração com email

Vale ressaltar que a ferramenta escolhida será a que melhor atender ao uso de controle e gerência de bugs no Laboratório iMobilis. Nesse sentido, pode ser que para a sua empresa ou equipe de desenvolvimento outra ferramenta seja mais adequada.

Comparação:

Cada característica receberá o seguinte laudo para o quesito vencedor:

  • MantisBT
  • Bugzilla
  • Ambos empatados

Facilidade de implantação

Facilidade de implantação de uma ferramenta pode ser um fator relevante quando devemos escolher uma ferramenta para gerência de bugs, seja pela excessiva quantidade de passos necessários para a implantação ou até mesmo por problemas decorrentes na implantação. Nesse sentido, levando em consideração os posts anteriores relacionados a como implantar o MantisBT ou o Bugzilla creio que a ferramenta que possui maior facilidade de instalação seja o MantisBT.

Enquanto no Bugzilla é necessário realizar muitas etapas, sendo muitas delas necessário gerar arquivos de configuração e altera-los, no MantisBT basta simplesmente configura-lo pelo próprio navegador. Todas as informações necessárias para a implantação do MantisBT devem ser incluídas no próprio navegador não sendo necessário editar qualquer arquivo ou script.

Vencedor: MantisBT

Interface gráfica do usuário

A interface gráfica, além de outros elementos, é a porta de comunicação entre o usuário e o software, por esse motivo grandes sistemas de uso geral utilizam interface gráfica e uma melhor maneira de interagir com o usuário de modo a tornar simples e completa a comunicação com o usuário do software. A equipe de desenvolvimento trona-se, nesse sentido, usuária da ferramenta e quando o controle e gerenciador de bugs possui uma interface simples e agradável se tornará mais fácil a gerência ou até mesmo a inclusão de possíveis bugs na ferramenta. Quando se torna mais rápida a conclusão dessas tarefas podemos considerar que agilizará o processo, evitando desperdício de tempo para localizar uma determinada função por exemplo.

Nesse quesito o MantisBT sai novamente na frente uma vez que possui uma interface gráfica simples e de acesso direito ao item necessário para a conclusão da tarefa.

Vencedor: MantisBT

Histórico de atividades, levando em conta ilustrações gráficas

Obter um resumo de todas as atividades desenvolvidas na gerência e reparo dos bugs é sem dúvidas extremamente útil. Nesse sentido, para prover melhores informações sobre o estado dos bugs, cabe a cada ferramenta disponibilizar um painel de modo que essas informações possam ser conferidas pelo gerente responsável pelo controle da ferramenta. Contidas nessas informações podemos encontrar dados a respeito dos estados dos bugs bem como o tempo de resolução médio que a equipe leva para tratar o bug.

Ambas as ferramentas implementam algo relacionado a essa característica com destaque para o MantisBT que mantém a simplicidade informando ao usuário tudo de maneira simples e resumida. Particularmente achei o Bugzilla não tão fácil de manusear para obter essas informações. Claro é a minha opinião.

Vencedor: MantisBT

Fluxo de controle dos bugs

Ter em mente o fluxo de gerencia dos bug é sem dúvida um fator crucial para o tratamento e gerencia de bugs em um projeto. O MantisBT apresenta os seguintes fluxos:

  • New
  • Feedback
  • Acknowledged:
  • Confirmed
  • Assigned
  • Resolved
  • Closed

Já o Bugzilla apresenta os seguintes:

  • Start
  • Unconfirmed
  • Confirmed
  • In Progress
  • Resolved
  • Verified

Ainda, torna-se necessário o cumprimento de prazos para o reparo de um determinado bug, o Bugzilla, portanto, implementa uma solução bem adequada, incluindo uma data de deadline, ou seja, um prazo para que o bug seja corrigido. Já o MantisBT ainda não implementa essa solução. Há previsões dessa solução vir na próxima versão do MantisBT. Levando em conta que os dois possuem um fluxo de controle mas como o Bugzilla implementa a opção de deadline, nesse caso o Bugzilla sai na frente.

Vencedor: Bugzilla

Integração com email

Possuir integração com email é de suma importância para a gerência e controle de bugs, pois tanto o administrador ou gerente quando os demais desenvolvedores estarão cientes de novas atribuições dos bugs a eles através de uma notificação via e-mail por exemplo. Logo, notificações por e-mail é realmente relevante para uma ferramenta como MantisBT e Bugzilla.

Nesse quesito ambas as ferramentas, MantisBT e Bugzilla, possuem integração com email.

Vencedor: Ambos empatados

Demais comparações:

A tabela a seguir contém algumas das características contempladas pelo MantisBT e do Bugzilla:

CaracterísticasMantisBTBugzilla
Histórico de AlteraçãoSimSim
BuscaSimSim
Reportar BugSimSim
Baseado em WebSimSim
TecnologiaPHP/MySQL/MSSQLPerl/MySQL
SegurançaSimSim
Reportar Bug por e-mailNãoSim
AnexosSimSim
Notificação por e-mailSimSim
Inserção ilimitada de projetosSimSim
Customização dos camposSimSim
Customização da PáginaNãoSim
Customização do fluxo de trabalhoSimSim
Integração com repositórios de códigoSV/GIT/CVSNão

Conclusão:

Pra o Laboratório iMobilis, levando em consideração as características apresentadas, o MantisBT é a melhor opção como ferramenta de gerência e controle de bugs. Sua simplicidade é extremamente importante bem como a integração com sistemas de repositório de código.

Claro, a escolha da ferramenta varia de acordo com o propósito requerido pela empresa, laboratório ou até mesmo devido a quantidade de desenvolvedores ou projetos.

Casa tenha alguma informação a complementar esse post por favor comente ou até mesmo sugira novas ferramentas.

Obrigado

Referências:

  1. MantisBT (link)
  2. Bugzilla (link)
  3. Bugzilla on Wikipedia (link)
  4. Bugzilla on Wikipedia English (link)
  5. Comparison of Open Source bug Tracking Tools via Tools Journal (link)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *