iBeacons – Confira as 10 utilizações mais inusitadas (#9 também foi utilizada por nós)

On 12 de fevereiro de 2016 by Conrado Carneiro

ibeacon museum

Confira 10 utilizações práticas de iBeacons nos mais variados cantos do mundo.

Conforme divulgamos aqui (link), os iBeacons foram anunciados em 2013 pela Apple e em 2014 ainda era pouco explorado, embora tenha sido proposto como a solução para diversas limitações existente entre a interação smartphone, usuário e o ambiente. Hoje, já podemos afirmar que o iBeacon não é apenas uma proposta de solução tecnológica, mas sim um recurso que está sendo muito bem explorado em diversos segmentos, principalmente em situações relacionadas a marketing e turismo.

iBeacon em ponto Turístico no Japão

ibeacon-tokyo

A Torre de Transmissão é uma das principais fontes da receita de turismo de Tóquio e por esse motivo, desde a popularização dos smartphones o ponto turístico contava com um aplicativo guia. Com a implantação de 8 beacons estrategicamente posicionados, a experiência de uso do aplicativo ganhou uma nova proposta, permitindo ao usuário uma maior interatividade com o aplicativo e o ponto turistico.

A rede de beacons em conjunto com o aplicativo possibilita ao visitante identificar, com facilidade, todos os prédios ao redor do ponto turístico, permitindo inclusive, visitas em dias nublados ou à noite onde a visibilidade é reduzida.
PRTimes.jp

iBeacons em Táxis em Londres

Os famosos táxis pretos de Londres também vão se beneficiar com a tecnologia iBeacon. Uma empresa de publicidade para táxis irá equipar cerca de 4.000 táxis com os equipamentos responsáveis em receber informações relacionadas aos comerciantes da região. A idéia é aproveitar o grande fluxo de pessoas na região central. As corridas duram em média 20 minutos, tempo suficiente para que as mensagens de propagandas sejam captadas pelos passageiros. Felizmente, essas mensagens são vistas como uma forma de agregar o serviço e não como um marketing intrusivo.
PerformanceIn

Transporte público no Leste de Inglaterra

A cidade Norwich também optou por implantar beacons, porém a experiência está sendo realizada em 500 ônibus que circulam na cidade. A idéia é fornecer ao aplicativo relacionado ao transporte de ônibus informações relevantes a região em que os passageiros estão. Nos primeiros messes da implantação a empresa que gerencia o aplicativo identificou um aumento de 30% em seu uso, que antes era utilizado apenas para olhar horários de chegada e partida.

Segundo o CEO da empresa responsável pela implantação, John Worley, o objetivo é implantar esse sistema em todos os ônibus do país.
PerformanceIn

Estádio nos Estados Unidos

Os estádios esportivos também aderiram a nova tecnologia, é possível encontrar beacons implantados em diversos desses ambientes. As utilizações são as mais variadas. No estádio da Universidade Atlética da Wisconsin os beacons são utilizados para enviar conteúdo relevante relacionado ao local onde os torcedores estão. Desde promoções, descontos nas lanchonetes e informações sobre a história dos times e do estádio.
UWBagers.com

ibeacon-stadium
Estádio de Baseball no Japão

O estádio, optou por proporcionar mais conforto aos torcedores, possibilitando chamar os vendedores pelo aplicativo.
IoT News.jp

Estação de Ski em New Hampshire

O centro de Ski em New Hampshire nos Estados Unidos, dispara notificações aos frequentadores disponibilizando descontos para a próxima visita sempre que eles deixam o local.
RFID Jorunal

Aeroporto em Tokyo usa Beacons para orientar seus usuáriosibeacon-airport

O Aeroporto de Haneda em Tokyo, proporciona aos seus visitantes o maior conforto possível ao utilizar seu aplicativo. Totalmente reformulado, o aplicativo conta com suporte a iBeacons e Apple Watch, dessa forma o usuário recebe informações relacionadas aos voos, sobre os setores do aeroporto, rotas internas e lembretes de partida.
4 Travel.jp

Vinícolas na Itália informam seus visitantes por meio de iBeacons

Um conjunto de vinícolas na região de Chianti na Itália juntaram-se para lançar um aplicativo e o iBeacon foi um dos principais requisitos a serem explorados. Os visitantes recebem informações sobre pontos de interesses, eventos, produtos em degustação e ofertas especiais, possibilitando uma melhor experiência nas visitas.
BrandForum.it

ibacon-museuGuia para exposição de Arte na Ucrânia

Embora muito citado, inclusive proposto por nós do iMobilis em um dos nossos projetos internos, poucos Uso de iBeacons em museus foram os museus que exploraram o conforto e praticidade proporcionado pelos Beacons. Foi pensando nisso que o pintor Americano Andrew ‘Android’ Jones utilizou em sua exposição na Ucrânia, Beacons foram instalados em cada obra de arte, possibilitando que os visitantes recebessem informações relacionadas a cada obra, de forma prática.

Segundo a empresa que realizou a implantação dos Beacons, foi a primeira vez que esse recurso foi utilizado na Europa Ocidental.
Telegraf.by

Hospitais americanos estudam possibilidade de iBeacons em leitos

A utilização de Beacons em ambientes hospitalares podem se tornar uma realidade em breve. Foi o que publicou Sarat Pediredla em seu site. Uma de suas propostas é que os beacons sejam instalados em cada leito de pacientes, provendo informações relacionadas ao estado de saúde deles a um dispositivo do médico ou enfermeiro. Dessa forma, o acesso aos registros médicos seriam mais práticos, possibilitando uma maior eficiência nos atendimentos. Outras propostas de uso podem ser conferidas em seu post.

Summary
Confira as 10 utilizações mais inusitadas de iBeacons (#9 também foi utilizada por nós)
Article Name
Confira as 10 utilizações mais inusitadas de iBeacons (#9 também foi utilizada por nós)
Description
Hoje, já podemos afirmar que o iBeacon não é apenas uma proposta de solução tecnológica, mas sim um recurso que está sendo muito bem explorado em diversos segmentos, principalmente em situações relacionadas a marketing e turismo.
Author
Publisher Name
iMobilis
Publisher Logo

2 Responses to “iBeacons – Confira as 10 utilizações mais inusitadas (#9 também foi utilizada por nós)”

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.