Artigos do iMobilis no CSBC 2013

On 18 de junho de 2013 by admin

Captura de Tela 2013-06-18 às 07.19.57

Dois trabalhos de mestrandos do iMobilis foram publicados nos workshops e simpósios que compõe o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2013), com o tema “Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação” . Os trabalhos dos alunos Lucas Schmidt e Mauricio José da Silva,  foram publicados no SEMISH e no SBCUP, respectivamente.

Ambos trabalhos foram desenvolvidos com o apoio da empresa SEVA, no projeto NEXUS.

O trabalho Twittraffic: Uma plataforma de monitoração, visualização e identificação de ocorrências no trânsito, Lucas Schmidt (Universidade Federal de Ouro Preto), Jeferson Ferreira (Universidade Federal de Ouro Preto), Vicente Peixoto (Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ricardo Augusto R. Oliveira (Universidade Federal de Ouro Preto), Fabricio Benevenuto (Universidade Federal de Minas Gerais)   aparecerá no SEMISH 2013

Resumo: No contexto atual, o transito ê um dos fatores mais críticos da mobilidade urbana nas grandes cidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho propoe a Twittraffic: uma plataforma de monitoração e visualização identificação de ocorrências no trânsito em tempo real. A plataforma permite o compartilhamento das informações nas redes sociais como o Twitter, de forma pervasiva e colaborativa. Durante o período de dezembro de 2012 a marçco de 2013, foram coletados dados (tweets) com conteudo relacionado ao trânsito das  cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Sao Paulo. Ao final da análise é
tratamento dos dados coletados, foi possível traçar o perfil do transito das cida
des estudadas, identificando horario, local (vias) e dias da semana em que há
mais ocorrencias de trânsito. O estudo apresentou resultados próximos a 90% de confiança no monitoramento do transito, fato que demonstra a eficiência do funcionamento da plataforma.

e o trabalho RouteSpray: Um algoritmo de roteamento de múltiplas cópias baseado em rotas de trânsito, Mauricio José da Silva (Universidade Federal de Ouro Preto), Ricardo Augusto Rabelo Oliveira(Universidade Federal de Ouro Preto), e Fernando Augusto Teixeira (Universidade Federal de São João Del Rey) aparecerá no SBCUP 2013.

Resumo: Redes veiculares são um tipo especial de redes wireless que ganharam a atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Protocolos de roteamento para esse tipo de rede têm que lidar com diversos desafios como alta mobilidade, altas velocidades e frequentes desconexões na rede. Neste artigo é proposto o RouteSpray, um algoritmo de roteamento veicular que, além de utilizar as rotas dos veículos para tomar as decisões de roteamento, também utiliza a pulverização controlada para encaminhar múltiplas cópias de mensagens, garantindo melhores taxas de entrega sem sobrecarregar a rede. Os resultados dos experimentos mostram que o RouteSpray entregou 13,46% mensagens a mais do que outras propostas da literatura e manteve a ocupação do buffer 73,38% menor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *