Aplicação com módulos LoRa MESH da Radioenge

On 21 de agosto de 2019 by Marco Antônio

A seguinte aplicação de controle de luminosidade tem como objetivo simular uma situação onde se tem um único ponto de verificação de luminosidade com um LDR e um módulo controlador capaz de ligar e desligar de diversos pontos de emissão de luz baseado nos valores transmitidos pelo LDR. Toda a comunicação entre os nós é feita utilizando o módulo LoRa MESH. 

O tutorial abaixo irá auxiliar com as configurações iniciais dos módulos LoRa Mesh da Radioenge e servir como introdução ao uso da comunicação LoRa para a aplicação citada anteriormente.

LoRa (Long Range), é a sigla dada para uma tecnologia de comunicação sem fio que permite comunicações em longas distâncias (podendo chegar a 15 quilômetros dependendo da configuração utilizada e o ambiente inserido), consumindo pouca energia para isso (na ordem de 100mW) onde a comunicação é feita por meio de ondas de rádio utilizando uma técnica derivada da Chirp Spread Spectrum (CSS).


Materiais Utilizados

Configurações Iniciais

Inicialmente, deve-se instalar o software abaixo para configuração dos módulos através do Shield IOT-USB: http://arearestrita.radioenge.com.br/component/attached/?task=download&id=237

Após conectar o módulo ao shield e conectá-lo ao computador, abra o software baixado anteriormente, selecione a COM port de menor valor e clique em conectar (sugiro desconectar demais placas que possam estar conectadas).

Feito isso, vá para a tela “CONFIG”, e clique em “LOCAL READ” para verificar o funcionamento da placa e preencher os campos de configuração atual da placa conectada.

Nesse ponto é possível ver o comando enviado para a porta serial do módulo na janela inferior e a resposta dada pelo módulo na janela superior. Também é possível alterar as configurações como, NET, ID, BaudRate e Senha utilizando o comando “WRITE CONFIG” após alterar os campos.

Agora navegue até a janela “LORA”, clique em “LE LORA” e “VERIFICA CLASSE” para verificar os parâmetros que estão sendo utilizados pelo módulo, para alterá-los basta modificar os campos e clicar em “PROGRAMA LORA” e “PROGRAMA CLASSE”, feito isso, anote as configurações adotadas pois será necessário replicá-las para todos os módulos

Finalizado as configurações, repita o processo apresentado para todos os módulos alterando os campos de ID de cada um, para o master, utilize o ID 0, nesse tutorial foi utilizado os IDS : 2 e 3 para os outros 2 módulos, sendo o 2 para o LED e o 3 para o LDR.

Esquemáticos e Montagem

Módulo mestre de ID 0
Montagem módulo mestre
Módulo slave de ID 3
Montagem Slave ID#3
Módulo slave de ID 2
Montagem Slave ID#2

Para a programação com o Arduino, foi utilizado a biblioteca “LoRaMESH” fornecida pela Radioenge em: https://github.com/Radioenge/LoRaMESH e o código desenvolvido está disponível em: https://github.com/MarcoAOC/Arduino_Projects/blob/master/LoRa%20Controle%20de%20Luminosidade/main/main.ino

Utilizando essa estrutura apresentada é possível criar uma solução simples e escalável para controle de luminosidade de algum ambiente ou terreno, e com a utilização da tecnologia LoRa é possível realizar esse controle com grande cobertura de área.

4 Responses to “Aplicação com módulos LoRa MESH da Radioenge”

  • Gostaria de entrar em contato com a pessoa responsavel pelo artigo para sanar duvidas.

  • Qual o limite máximo de nós permitidos na rede ?

  • Gostaria de saber como implementar uma logica para comunicação de vários dispositivos simultaneamente, como utiliza apenas um canal é possível realizar um sequencia de envio? como uma fila por exemplo ?

  • Como utiliza apenas um canal é possível realizar um sequencia de envio para vários sinais ? como uma fila por exemplo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.