Android Wear – Arquitetura e conceitos básicos

On 12 de fevereiro de 2016 by Iury Souza

Conhecendo o Android Wear

O Android Wear é a versão do sistema operacional Google Android criada para smartwatches, Google Glass e outros dispositivos vestíveis. Lançado em março de 2014 o sistema permite conectividade por Bluetooth e Wi-Fi para integrar dispositivos vestíveis com smartphones que utilizam sistemas Android 4.3 ou IOS 8.2 (ou versões mais recentes). Além disso, ele integra a tecnologia do Google Now para notificações inteligentes e espelha as demais notificações dos smartphones nos smartwatches além de permitir o download de aplicativos via Google Play Store.

No ambiente Google Android o usuário primeiramente precisa instalar o Android Wear App no seu dispositivo móvel. Esse aplicativo é responsável por gerenciar o pareamento destes dispositivos com wearables. Em seguida, através de uma conexão com a internet, faz o download e  instalação do aplicativo para seu smartphone através da Google Play Store, a loja de aplicativos oficiais Android. Se o aplicativo têm uma versão para smartwatch, esta é automaticamente baixada e enviada para o mesmo através da conexão Bluetooth e por fim instalada.

A de troca de informação entre os dois dispositivos se dá através de uma arquitetura que se favorece de 3 APIs principais que fazem parte da Google Play Services. A Node API, que trabalha com eventos relacionados ao estabelecimento de conexão da conexão entre dispositivoscom Android Wear, a Message API, que gerencia a troca de mensagens entre os dispositivos, a Data API, que entre outras coisas é responsável pela sincronia de dados entre smartphones e dispositivos vestíveis.  Dessa forma, a Google Play Services gerencia a troca de mensagens entre o Smart watch e a Android Wear App que funciona como um roteador entre os aplicativos e os dispositivos Android conectados ao smartwatch.

Arquitetura de Comunicação do Android Wear

 

Existe ainda a possibilidade de se usar o Android Wear apenas como uma extensão do aplicativo para dispositivo móvel, sem a necessidade de um Aplicativo específico para o wearable.

Para tanto, pode-se fazer apenas a extensão de notificações de um aplicativo Android já existente, feitas para trabalhar melhor com Android Wear. Para extender as notificações no Wear, o sistema permite ao desenvolvedor a adição de entradas de voz e de ações diretamente no smartwatch ou mesmo a adição de páginas extras de conteúdo para enriquecer as notificações.

notific

Devido a limitações no hardware do smartwatch, a Google salienta uma mudança no paradigma de desenvolvimento de software para smartwatches. A ideia principal por trás do projeto do Android Wear é de reduzir o tempo desperdiçado pelos usuários para acessar informações em seus dispositivos.

timeconsuming

Tempo desperdiçado no Smartphone vs Smartwatch

 

Alguns conceitos são cruciais para o desenvolvimento dessas aplicações, dentre eles podemos citar:

  • Não atrapalhe o usuário: É o conceito primordial por trás dos smartwatches. relógio é o tipo de dispositivo que o usuário vai usar enquanto está fazendo outras coisas. Portanto, toda interação deve ser repensada.
  • Glanceable: Um relógio comum permite que você veja as horas em um centésimo de segundo. Com o android Wear tem que ser da mesma forma. Seja eficiente ao mostrar informações.
  • Iniciados automaticamente: A maioria dos apps são iniciados pelo usuário. Os apps vestíveis sabem do contexto do usuário, hora, local, atividade física, etc. Assim as aplicações podem entrar na “stream” quando se tornam relevantes.
  • Zero ou pouca interação: O Android wear foca em interações simples. A maioria sendo através de swipes e voz. Interações minuciosas em menus devem ser evitadas.

 

Summary
Android Wear - Arquitetura e conceitos básicos
Article Name
Android Wear - Arquitetura e conceitos básicos
Description
O Android Wear é a versão do sistema operacional Google Android criada para smartwatches, Google Glass e outros dispositivos vestíveis.
Author
Publisher Name
iMobilis
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.